À primeira vista, The Last of Us pode parecer mais uma série sobre apocalipse e hordas de zumbis. No entanto, a adaptação do aclamado game da Sony está mais interessada em desenvolver seus personagens e as relações entre eles do que retratar criaturas errantes perseguindo e devorando os sobreviventes. Não à toa, a palavra “zumbi” foi banida do set de filmagem, conforme revelou o diretor de fotografia Eben Bolter.
Na trama estrelada por Pedro Pascal (como Joel) e Bella Ramsey (como Ellie), o planeta entrou em colapso depois que uma mutação do fungo Cordyceps se apoderou dos humanos, controlando sua mente e suas ações. Para tentar conter o avanço da pandemia, o governo americano criou um órgão chamado FEDRA, que está encarregado de isolar as pessoas em zonas de quarentena rígidas e exterminar qualquer portador da doença.
“Há muitas coisas que The Last of Us não é. Não é um filme clichê de zumbis, não é a contraluz de Hollywood em que o close-up de todos é perfeito”, esclareceu o diretor de fotografia durante participação no podcast The Credits. “É um mundo de naturalismo cinematográfico orgânico, e isso é algo que eu posso sentir.”
“Não tínhamos permissão para dizer a palavra com Z no set. Era tipo uma palavra proibida”, continuou Bolter. “Eles são os infectados. Não somos um show de zumbis. Claro, existem momentos assustadores que provocam tensão e sustos, mas o seriado é realmente sobre nossos personagens. Os infectados são apenas um obstáculo com o qual precisam lidar.”
As vítimas do Cordyceps podem ser comparadas aos típicos zumbis do cinema e da TV devido ao seu instinto selvagem, sua aparência horripilante e seu apetite insaciável. Porém, são muito diferentes dos monstros vistos em The Walking Dead, por exemplo. No 2º episódio de The Last of Us, a namorada de Joel, Tess (Anna Torv), explica a Ellie que os infectados têm uma consciência compartilhada, que se conecta não apenas entre si, como também com filamentos de fungos enterrados em todo o país.
De fato, o verdadeiro foco da série da HBO é o conceito de humanidade – ou o que sobrou dela. Portanto, mesmo que Joel e Ellie precisem fugir de infectados várias vezes, grande parte da história é dedicada a mostrar seu vínculo crescente ou a vida das pessoas que encontram pelo caminho. Primeiro foi Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett), depois Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard). Quem serão os próximos?
O 6º episódio de The Last of Us será exibido neste domingo, dia 19 de fevereiro. O lançamento acontece simultaneamente no canal da HBO e no catálogo da HBO Max. Ao todo, a 1ª temporada terá nove capítulos.