Considerada uma das melhores séries de 2022, House of the Dragon teve sua 2ª temporada confirmada enquanto a 1ª era exibida. As filmagens do spin-off devem começar em março deste ano, com estreia prevista só para 2024. Mas houve uma mudança interna que ninguém esperava: a saída de um dos criadores, Miguel Sapochnik, o mesmo que dirigiu alguns dos episódios mais memoráveis de Game of Thrones – como “Durolar” (5x08), “A Batalha dos Bastardos” (6x09) e “Os Ventos do Inverno” (6x10).
Esta semana, surgiram rumores sobre o motivo pessoal pelo qual Sapochnik teria se afastado. Conforme relatado pelo TV Line, Sapochnik supostamente deixou House of Dragon porque a produção não estava dando tanto destaque a sua esposa. Sim, Sapochnik é casado com Alexis Raben, atriz de origem russa que chegou a aparecer no seriado como Talya, uma das servas da rainha Alicent Hightower (Olivia Cooke).
Criador de House of the Dragon se irrita com fãs de Game of Thrones: "Nem todos vão gostar"Ao que tudo indica, Sapochnik queria que Alexis se juntasse a ele e Ryan Condal (o outro showrunner) para tocar a 2ª temporada. No entanto, a HBO não acreditou que ela tivesse experiência suficiente. As negociações teriam assim chegado a um impasse, com a HBO recorrendo a um mediador para acalmar a situação – o que não aconteceu.
Apesar de tudo, o executivo emitiu na época um comunicado sobre sua saída aparentemente cordial: “Estou muito orgulhoso do que conquistamos com a 1ª temporada e encantado com a reação entusiástica dos espectadores. Foi incrivelmente difícil a decisão de seguir em frente, mas sei que é a escolha certa, pessoal e profissionalmente.”
E continuou: “Fico tranquilo em saber que Alan Taylor entrará para a equipe. Ele é alguém que conheço e respeito há muito tempo, e acho que essa linda série não poderia estar em melhores mãos. Desejo a Ryan e seu time muito sucesso e tudo de bom.”
Embora seja uma pena que Sapochnik e a HBO não tenham conseguido se entender, House of the Dragon continua avançando com Condal e Taylor na liderança. Inclusive, dois novos personagens foram anunciados por uma das roteiristas, Sara Hess. São eles: Sangue e Queijo (Blood e Cheese, no original), duas figuras que chegam à trama para ajudar Rhaenyra (Emma D’Arcy) e Daemon Targaryen (Matt Smith) em sua vingança contra Alicent.
Baseada no livro “Fogo & Sangue”, publicado por George R.R. Martin em 2018, House of the Dragon está disponível no catálogo da HBO Max, assim como Game of Thrones.