Parece difícil imaginar personagens de animação em carne e osso, sejam humanos, sejam animais. Como seriam na vida real? O ilustrador brasileiro Hidreley Diao sempre se faz essa pergunta e, para respondê-la, recorre a um programa de inteligência artificial. Sua mais nova canetada envolve um dos desenhos mais adorados de todos os tempos: Coragem, o Cão Covarde.
Exibido pelo Cartoon Network entre novembro de 1999 e novembro de 2002, a série criada pelo americano John R. Dilworth acompanha as aventuras de um cachorro de cor lilás que vive em Lugar Nenhum com seus donos, o rabugento Eustácio e a doce Muriel. Como sugere o título, ele se chama Coragem. No entanto, ironicamente, ele tem medo de tudo e todos.
Um medo que vai ser posto à prova a cada episódio, quando as criaturas mais bizarras que você possa imaginar aparecem na fazenda onde mora. Para proteger Eustácio e Muriel, Coragem deve – ou deveria – enfrentar seus piores pesadelos e fazer jus ao nome que carrega.
Foram quatro temporadas ao todo e 52 episódios, em uma época cheia de sucessos para o canal, como As Meninas Superpoderosas, Johnny Bravo, Du, Dudu e Edu e O Laboratório de Dexter.
Pois bem, Hidreley aplicou a inteligência artificial para descobrir como ficaria Coragem se fosse um menino de verdade. Como de costume, o artista compartilhou o resultado em seu Instagram (@hidreley). E está muito fofo, com os mesmos olhinhos arregalados e as sobrancelhas levantadas de desespero. Confira:
Vale lembrar que este não é o primeiro projeto de Hidreley ligado a filmes, séries e à cultura pop. Ele já simulou como seriam os filhos de alguns dos casais mais memoráveis de Friends; já transformou os protagonistas de Shrek em pessoas reais; e fez o mesmo com a Turma da Mônica.