Mais de 30 anos se passaram desde o lançamento dos dois filmes de A Família Addams, em 1991 e 1993. Naquela época, Christina Ricci tinha apenas 11 anos e causou uma forte impressão como Wandinha Addams, a filha mais velha de Gomez (Raul Julia) e Mortícia (Anjelica Huston). Hoje com 42 anos, ela está de volta ao fúnebre universo dos Addams graças à série Wandinha, que chegou à Netflix há exatamente uma semana. No entanto, Christina não deveria fazer parte do elenco, já que outra atriz tinha sido originalmente escalada.
Na trama codirigida e produzida por Tim Burton, ela não interpreta a personagem que lhe alçou ao estrelato, e sim Marilyn Thornhill, professora de botânica na Academia Nunca Mais, um local de ensino que acolhe jovens “fora do padrão” e “excluídos”. Marilyn também é supervisora do dormitório feminino e aparece pela primeira vez dando as boas-vindas a Wandinha (agora vivida por Jenna Ortega).
Wandinha: A peculiaridade que une a personagem de Jenna Ortega e Tim BurtonEmbora pareça óbvia, a presença de Christina não foi planejada. Afinal, Thora Birch havia sido contratada para o papel de Marilyn Thornhill. Conhecida mundialmente por suas performances no filme Beleza Americana (1999) e no seriado The Walking Dead, Thora já havia rodado grande parte de suas cenas para a série. A personagem era a mesma, apenas o nome era diferente: Tamara Novak.
Então, em plena produção, a atriz deixou o projeto. No momento de sua partida, um motivo familiar foi mencionado, mas a história não foi bem assim. Thora resolveu se afastar devido a desentendimentos criativos. Ela criticou os roteiristas por modificarem sua personagem de episódio para episódio.
Quando a saída de Thora veio à público, foi informado que seu papel seria substituído por um novo. Acontece que Marilyn Thornhill se parece com Tamara Novak em todos os sentidos. À procura de outra intérprete, a equipe por trás de Wandinha acabou recorrendo a Christina – uma ideia tida pelo próprio Burton.
A estrela de Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (1995) e de Buffalo '66 (1998) não hesitou por um segundo. “Foi tudo por causa de Tim Burton. Ele é um gênio, e tive a honra de ser convidada por ele”, explicou Christina à Collider. “Além disso, pesa o fato de ser chamada para uma nova versão de algo que teve muita importância na minha identidade e na minha história.”
Wandinha: Jenna Ortega fez audição para série coberta de sangue... verdadeiro e falso!Contrariando as preocupações do público de que Christina teria uma posição secundária em Wandinha, sua participação se provou determinante para a progressão da trama e, sobretudo, para seu desfecho. Tanto é que Marilyn Thornhill marcou presença em todos os oito episódios.
Vale lembrar ainda que Christina trabalhou com Burton em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), ao lado de Johnny Depp, Michael Gambon, Christopher Walken e Christopher Lee.