Com Jenna Ortega no papel principal, Wandinha estreou na Netflix para contar uma nova versão da clássica personagem da Família Addams - e o público certamente reconheceu outras figuras icônicas que fazem parte deste universo sombrio. Além dos membros da família e do mordomo Tropeço, a série assinada por Tim Burton também deu uma participação importante para a Mãozinha, o mascote amado por Wandinha e que a ajuda em muitos momentos importantes.
Pois bem, a mão flutuante e com vontade própria tem dono na vida real (ainda bem!) e o que vemos na série não é apenas uma animação digital e pertence ao romeno Victor Dorobantu, que trabalha como mágico profissional. A presença do ator no set foi uma exigência do próprio Tim Burton, que queria uma pessoa de verdade interpretando o personagem, já que a conexão entre Wandinha e Mãozinha é importante para a trama.
A preparação para o personagem, segundo Victor, levava cerca de três horas: além da “caracterização” com maquiagem, o ator também precisava vestir um macacão azul, que, aí sim, era removido digitalmente pela equipe de efeitos especiais. “Tinha que ficar com o corpo em posições estranhas no set para capturar as imagens certas. De cabeça para baixo, sob o chão, atrás das paredes e até dentro das paredes”, explicou.
Pelo Instagram, Victor Dorobantu compartilhou fotos ao lado de Jenna Ortega, além de registros dos bastidores, que mostram o ator com a roupa azul. Confira [clique na sete à direita para ver todas as fotos]:
Quem é a Mãozinha da Família Addams?
O personagem foi criado pelo quadrinista Charles Addams e apareceu em uma tirinha da Família Addams em 1954. A princípio, a Mãozinha surgiu como um ser inteiro, mas descrito como “horrível demais para ser visto pessoalmente”. Com isso, a mão era a única parte do corpo que poderia aparecer e o personagem foi batizado de Thing (“coisa” em inglês) porque a família não conseguia identificar que tipo de criatura era aquela.
Ao longo dos filmes dos anos 90 e da série da Família Addams, a Mãozinha foi interpretada por diversos atores: na produção original, que foi ao ar na televisão em 1964, a mão pertencia ao mesmo ator que interpretava o mordomo Tropeço (Ted Cassidy).
Ainda na série dos 60, há uma cena que mostra como Mortícia (Carolyn Jones) e Gomez (John Astin) se conheceram, na juventude, e a Mãozinha já está por lá, o que dá a entender que ele é um velho conhecido dos Addams.
A primeira temporada de Wandinha já está disponível na Netflix.