Família Soprano é uma das séries mais icônicas da HBO. O trabalho de James Gandolfini como Tony Soprano ainda está sendo elogiado anos após seu enigmático fim. As temporadas do programa conseguiram adquirir mais de 21 prêmios Emmy em sua totalidade.
A família da máfia italiana Soprano instalada em New Jersey foi um fenômeno mundial desde sua estreia em 1999. E teve um final de tirar o fôlego, concluindo a série com alguém que entrando no restaurante onde estava Tony, para depois soar um tiro e a tela ficar escura.
Hoje, é debatido se Tony ainda está vivo ou não, mas um de seus roteiristas, Terence Winter, quis explicar o destino do protagonista após 20 anos desde o fim da série. Em uma entrevista recente ao MovieMaker, o jornalista menciona que o escritor e produtor David Chase confirmou há muito tempo que Tony estava morto. No entanto, Winter queria ser mais ambíguo em sua resposta:
"Eu não sabia que David disse isso. Sempre pensei que se ele não morresse naquela noite, certamente, esse seria o seu legado. Em algum momento da vida desse cara, alguém sairá de um banheiro ou de uma porta e está tudo acabado. Essa é a mensagem que eu levei comigo", disse o roteirista.
Quando você vive essa vida e você é Tony Soprano, até mesmo sair para tomar sorvete com sua família é perigoso. Você sempre desconfia das pessoas. 'Quem é aquele menino? Por que ele está olhando para mim?' É aquele inferno autoimposto que ele criou para si mesmo por causa de sua vida.
O final de Família Soprano é perfeito para toda a história dos icônicos personagens ao longo de seus seis anos. Ainda hoje se discute se Tony está morto ou não, e isso mostra o quanto a série da HBO continua boa e fervorosa na mente dos fãs por mais de 20 anos depois.
Tony Soprano tenta ser um bom pai de família em todos os sentidos, tanto com sua esposa Carmela (Edie Falco), seus filhos e sua mãe viúva, quanto também atuando como chefe da máfia, liderando um grupo que extorque, trafica e suborna.
Vale mencionar que a série está disponível no catálogo da HBO Max.