Uma das figuras mais queridas - e sinistras - da cultura pop, Wandinha retorna como protagonista em nova série da Netflix, que traz a atriz Jenna Ortega no papel da primogênita de Mortícia e Gomez Addams. E uma das muitas peculiaridades da personagem começa justamente com seu próprio nome. Na versão original, criada pelo cartunista Charles Addams na década de 1930, Wandinha chama-se Wednesday, que vem de um poema bem antigo (e um pouco macabro).
O autor de A Família Addams deu o nome de Wednesday para a personagem inspirado em uma cantiga infantil publicada em 1838, que define as crianças com base no dia da semana em que elas nasceram. O texto original diz que “wednesday’s child is full of woe”, que podemos traduzir como “crianças da quarta-feira são cheias de aflições” - a palavra “woe” em inglês também pode ser traduzida como “angústia”, “desgosto” ou “infortúnio”. Confira a cantiga completa:
“A criança da segunda-feira é bonita
A criança da terça-feira é cheia de graça
A criança da quarta-feira é cheia de aflições
A criança da quinta-feira vai longe
A criança da sexta-feira é amável e generosa
A criança do sábado trabalha tudo para viver
E a criança nascida no dia de Sabá
É bonita e alegre, boa e feliz”
No primeiro episódio da série da Netflix, Mortícia, interpretada nesta nova versão por Catherine Zeta-Jones, conta que decidiu dar esse nome à filha por conta da cantiga. Rapidamente, Wandinha explica que, apesar de se chamar "quarta-feira", na verdade, ela nasceu em uma sexta-feira 13 (claro!).
Na versão brasileira, o nome Wandinha acabou sendo escolhido como tradução e não foi o único a ser modificado: o Tio Chico chama-se Fester em inglês, enquanto o irmão mais novo, Feioso, chama-se Pugsley. O famoso mascote da Família Addams também teve seu nome modificado: em inglês, o Mãozinha chama-se Thing (que significa “coisa” em tradução literal).
Vale notar ainda que Wandinha e os outros personagens da Família Addams só ganharam esses nomes mais de 30 anos após nascerem: Charles Addams os criou como personagens de tirinhas da revista The New Yorker, mas não havia dado nome a nenhum deles. No fim, o clã fez tanto sucesso que ganhou uma série de televisão em 1964 quando, enfim, foram batizados.
A primeira temporada de Wandinha já está no catálogo da Netflix e, além de Jenna Ortega, tem entre os principais nomes Gwendoline Christie, de Game of Thrones e Sandman, e Christina Ricci, que interpretou a versão de Wandinha dos filmes dos anos 90 e retorna com personagem inédito.