A 5ª temporada de The Crown deixa claro que os anos 90 foram tudo menos fáceis para a família real britânica. Insatisfação popular, impasses financeiros, incêndio e divórcios: a rainha Elizabeth II (Imelda Staunton) teve que engolir um chá amargo para manter a reputação da monarquia. Foi nessa época que Diana (Elizabeth Debicki) e Charles (Dominic West) oficializaram seu divórcio, desferindo um golpe letal contra a coroa. Mas foi também nesse período que Elizabeth enfrentou uma crise em seu casamento com Philip (Jonathan Pryce).
No primeiro episódio da atual temporada, o criador Peter Morgan nos apresenta à outra família: os Knatchbull, amigos próximos de Charles. O casal Norton (Elliot Cowan) e Penelope (Natascha McElhone) embarca em uma viagem para a Itália com o príncipe e a princesa de Gales, todos acompanhados de seus filhos. É uma tentativa de mostrar à mídia e ao público que Charles e Diana ainda estão casados e são felizes juntos – o que não é verdade.
O membro mais jovem da família Knatchbull é Leonora (Clara Graham), de cinco anos. Ela tem câncer renal e está em remissão, explica Diana um pouco antes de subir no avião, referindo-se à menina como sua afilhada. Esta última parte é uma liberdade criativa da série, pois Diana não era madrinha de Leonora, e sim de sua irmã mais velha, Alexandra. A primeira parte, no entanto, é 100% precisa – e trágica.
Leonora foi diagnosticada com um tumor no rim durante uma estadia em Mallorca, na Espanha, em agosto de 1990. Apesar do tratamento, no segundo episódio descobrimos que a doença não foi curada e que Leonora morreu, em 22 de outubro de 1991. Ao funeral vão não apenas Charles e Diana, como também Philip.
Assim surgiu um novo relacionamento que logo se tornou um fardo para a realeza britânica: entre o marido de Elizabeth e Penelope Knatchbull.
O PRÍNCIPE PHILIP TEVE UM CASO COM A MÃE DE LEONORA?
O pai de Leonora, Norton, não é só um amigo amigo de Charles; na realidade, ele é neto de Louis Mountbatten e primo de Philip. Em The Crown, após a morte da garota, ele visita a família Knatchbull e tenta ajudar Penelope – também conhecida como Penny ou Lady Romsey – a tornar sua fase de luto mais suportável. O duque de Edimburgo divide com ela seu hobby favorito: dirigir carruagem.
Com uma diferença de quase 30 anos, os dois criam uma relação de amizade, passando muito tempo juntos, viajando juntos e comparecendo a eventos públicos juntos. Foi mais do que suficiente para os tabloides britânicos levantassem o boato de um possível caso entre Philip e Penelope.
The Crown: "Foi aterrorizante no início", desabafa Elizabeth Debicki sobre processo para viver Diana (Entrevista Exclusiva)No seriado, esse relacionamento é visto como um desejo do príncipe de buscar companhia em outro lugar, gerando um certo ciúmes em Elizabeth. A rainha se sente distante do marido, incompatível com seus gostos e chega a lembrá-lo de que Penelope tem metade de sua idade.
No entanto, nunca houve provas de que Philip traiu Elizabeth. Segundo Ingrid Seward, autora da biografia "Prince Philip Revealed" (2020), ela testemunhou o duque de Edimburgo e Penelope dançando em um baile, e descreveu o ato como "totalmente inocente", como se os dois não tivessem nada a esconder. Penny compareceu, inclusive, ao funeral de Elizabeth, em setembro deste ano.
É claro que, em nome da dramatização, The Crown faz pequenas alterações na forma como os eventos ocorreram. O affair entre Philip e Penelope não seria a única "imprecisão histórica" da 5ª temporada: a série ignorou o apoio de Philip a Diana durante o processo de divórcio, mostrou o jornal The Times pedindo a abdicação de Elizabeth, além de um encontro entre Charles e o primeiro-ministro John Major (Jonny Lee Miller) para planejar sua ascensão ao trono. Estes dois últimos nunca aconteceram.
The Crown: Intérpretes de Charles e Camilla confessam se mudaram de opinião sobre o casal após série (Entrevista Exclusiva)Em todo caso, The Crown continua bombando no catálogo Netflix. E se você gosta do assunto "família real britânica" e quer saber mais sobre os bastidores da 5ª temporada, não deixe de conferir nossa entrevista com Elizabeth Debicki, Dominic West e Olivia Williams. É só clicar aqui ou dar play abaixo!