Uma das séries históricas mais aclamadas (e mais premiadas) da Netflix, The Crown está retornando para a 5ª temporada com mais uma etapa da vida atribulada da Família Real britânica. Com Imelda Staunton assumindo o papel de Rainha Elizabeth, os novos episódios se aproximam da notória morte da Princesa Diana (Elizabeth Debicki) e, claro, trazem cenários famosos da vida real - mas que precisaram ser reproduzidos em outros lugares. Veja onde a série foi gravada.
The Crown: Palácio de Buckingham da série não é real
Um dos maiores cartões postais da Inglaterra, o Palácio de Buckingham é a residência e o escritório oficiais da realeza - mas a série da Netflix o substituiu por outros lugares: um deles é a Lancaster House, outro palácio que também fica situado em Londres. A casa foi construída em 1825 para o Duque de York e Albânia, Frederico Augusto, filho do Rei Jorge III.
O streaming também aproveitou a Winton House para simular o Palácio de Buckingham: a propriedade, que começou a ser construída no ano de 871, serviu como residência dos Condes de Pembroke por mais de 4 séculos. Tanto a casa Winton, quanto Lancaster, são abertas à visitação do público.
Outro cenário importante da série é o Castelo de Windsor, que abrigou a Família Real na Segunda Guerra Mundial. Em The Crown, o que vemos, na verdade, é o Castelo de Belvoir, localizado no condado de Leicestershire, na Inglaterra; e a Burghley House, usada nas filmagens da 4ª e 5ª temporadas. As duas locações também são abertas à visitação do público.
O Castelo de Balmoral, na Escócia, foi uma das residências favoritas da Rainha Elizabeth II e, na série, foi reproduzida na Ardverikie House, também em território escocês, e que já foi usada por outras séries britânicas, como Outlander. Aqui, vale destacar que The Crown também tem um cenário compartilhado com Bridgerton: Somerley House que, na produção sobre a Família Real, faz as vezes Highgrove, uma das residências do Rei Charles.
Por fim, outro cenário marcante da série é a casa de campo Sandringham, propriedade do Rei Charles e local onde a família costumava passar o Natal. Em The Crown, o que vemos é Somerleyton Hall - os jardins do local são uma atração famosa na Inglaterra e ficam abertos à visitação do público apenas durante alguns meses do ano.
A 5ª temporada de The Crown estreia na Netflix nesta quarta-feira, 9 de novembro de 2022. Os novos episódios focam nos conflitos e nos escândalos da realeza durante a década de 1990 – que foi considerada uma época crítica devido à enorme quantidade de divórcios entre os herdeiros do trono.