A 5ª temporada de The Crown chega à Netflix nesta quarta-feira (9), depois de quase dois anos de espera. Se o hype em torno da série e seu apanhado de fofocas sobre a família real britânica já era imenso, com a morte da rainha Elizabeth II e a coroação do rei Charles III o interesse ficou ainda maior. Mas o que vem realmente despertando a curiosidade do público é o novo arco de Lady Di, antes vivida por Emma Corrin e agora por Elizabeth Debicki.
Afinal, a 5ª temporada aborda os conflitos e os escândalos da realeza durante a década de 1990 – que foi considerada uma época turbulenta devido à enorme quantidade de divórcios entre os herdeiros do trono. Foi, sobretudo, difícil para a "princesa do povo", que anunciou sua separação em 1992 e morreu em 1997.
O AdoroCinema já assistiu aos 10 novos episódios e pode confirmar que as principais polêmicas envolvendo Diana nesse período estão presentes na 5ª temporada. Entre elas a bombástica entrevista que concedeu ao jornalista britânico Martin Bashir (interpretado por Prasanna Puwanarajah), durante o programa Panorama, da BBC.
The Crown: Produtora que era amiga de Diana abandona a série após discordar da forma como princesa é retratadaO caso se deu no final de 1995, quando Bashir enganou Diana para obter revelações exclusivas. De acordo com o conde Charles Spencer, irmão da princesa, o jornalista lhe mostrou extratos bancários falsificados para conquistar sua confiança e, assim, fazer com que o apresentasse à futura rainha da Inglaterra.
De fato, Bashir conseguiu se aproximar de Diana e convencê-la a "botar a boca no trobone". Naquele 20 de novembro, o especial foi visto por quase 23 milhões de telespectadores no Reino Unido. Nele, Diana expôs a traição do príncipe Charles (agora encarnado por Dominic West), dizendo que havia três pessoas em seu casamento – em referência ao affair do marido com Camilla Parker Bowles (vivida por Olivia Williams).
Confira na íntegra abaixo:
A entrevista fez tanto barulho que alavancou a carreira de Bashir na imprensa, mas ficou esquecida por um bom tempo. Até que, em maio de 2021, o caso voltou aos holofotes devido a um inquérito acompanhado de perto pelo irmão de Diana.
A investigação concluiu não apenas que o profissional usou métodos "enganosos" e "desonestos", como também que a BBC não cumpriu “altos padrões de integridade e transparência”.
Bashir chegou a pedir desculpas aos príncipes William e Harry. Ainda assim, ele se diz "orgulhoso" do conteúdo, reafirmando que tudo foi realizado sob as condições estabelecidas por Diana e que os dois permaneceram amigos depois.
The Crown: Saiba quem vai interpretar William e Kate na série da NetflixPor sua vez, a BBC se desculpou publicamente com Charles, seus filhos e com o irmão de Diana. Tony Hall, que liderou a investigação da entrevista e mais tarde se tornou diretor da emissora britânica, anunciou em outubro de 2021 sua renúncia ao cargo de presidente da British National Gallery, famoso museu de arte em Londres.
"A reputação da BBC – uma de nossas grandes instituições – foi comprometida", disse a ministra do Interior, Priti Patel, ao canal Sky News na época. "É hora de a BBC refletir sobre as conclusões deste relatório e restaurar essa confiança", acrescentou.
Vale lembrar que, a partir da 5ª temporada de The Crown, Imelda Staunton assume o papel da rainha Elizabeth, antes desempenhado por Olivia Colman. Quanto ao príncipe Philip, Jonathan Pryce dá continuidade ao trabalho de Tobias Menzies.