"Sandman foi renovada para uma segunda temporada na Netflix" — esse é o tweet completo publicado por um usuário regular do Twitter e, aparentemente, um grande fã da série da Netflix. Em pouco tempo, os retuítes e curtidas se acumularam.
Muitos fãs não questionaram o post. Mas o problema é: trata-se de uma notícia falsa, a Netflix não fez mais declarações sobre a extensão da série. O exemplo atual ilustra muito bem o crescente desespero dos fãs de Sandman. Eles se perguntam por que diabos a Netflix ainda não renovou a série.
Com lançamento em 5 de agosto de 2022, Sandman na Netflix finalmente se tornou um sucesso, passando várias semanas no número 1 na plataforma. Após um mês de estreia, era esperado que a gigante do streaming se pronunciasse sobre a continuação, mas não aconteceu.
SANDMAN É UM HIT — MAS É GRANDE O SUFICIENTE?
As 127,5 milhões de horas de exibição que a primeira temporada de Sandman acumulou apenas na segunda semana, segundo a Netflix, é um valor forte e um dos melhores de 2022, mas não excepcional.
Sandman não aparece no ranking da Netflix dos maiores sucessos de séries do serviço de streaming. Um novo título de prestígio, então, tem que superar os títulos de prestígio anteriores. A série de Neil Gaiman é um sucesso, mas talvez não seja grande o suficiente para a gigante do streaming já ter tomado uma decisão.
SANDMAN TALVEZ SEJA MUITO CARO
Também depende do orçamento de produção. Para superar a concorrência como a Disney na briga pelos direitos de Sandman, a Netflix teria garantido um orçamento de cerca de 15 milhões de dólares por episódio para a primeira temporada. É significativamente mais caro do que, por exemplo, a adaptação de fantasia The Witcher no início.
Com The Witcher, apenas oito episódios tiveram que ser financiados no início e totalizaram mais horas de exibição do que Sandman. A primeira temporada da série anteriormente estrelada por Henry Cavill também está representada no ranking oficial Top 10 dos conteúdos mais assistidos da Netflix.
OS FÃS LEAIS SÃO A ESPERANÇA
A Netflix ainda não anunciou que não haverá segunda temporada de Sandman. Mesmo que o serviço de streaming goste de esquecer tais relatórios de cancelamento, isso dá esperança aos fãs — o que também se justifica.
Por mais irritantes que sejam as notícias falsas, essas ações criativas e barulhentas também podem ajudar a mostrar aos responsáveis que há uma base de fãs grande e leal. Isso sempre ajudou no passado, quando um projeto estava à beira do precipício.
A Netflix pode exigir alguns cortes no orçamento ou ter alguns episódios a menos produzidos de uma só vez. E se os fãs forem realmente leais e todos sintonizarem novamente, Sandman pode até ter muitas outras temporadas.