Chocolate Com Pimenta voltou a ser exibida na grade de novelas da Rede Globo. Apesar de já ter sido reprisada três vezes (duas na Globo e uma no Canal Viva), os olhos do público inevitavelmente se viraram para a icônica trama de Walcyr Carrasco, que foi um sucesso entre os anos 2003 e 2004.
Estrelada por Mariana Ximenes, Murilo Benício, Priscila Fantin, Elizabeth Savalla, Drica Moraes e Lília Cabral, a trama é ambientada em 1920 e se passa em uma cidade pequena que reúne madames, políticos e interioranos. O enredo gira em torno de Ana Francisca, que tem sua vida mudada após a morte do pai e vai morar com parentes distantes.
Lá, ela conhece Danilo na escola, um rapaz por quem se apaixona, mas precisa lidar com algumas barreiras como a diferença de classes sociais entre eles, sua aparência considerada antiquada e a namorada mimada do rapaz, Olga.
Após ser humilhada publicamente em um plano conjunto formado pela família do rapaz, Ana deixa a cidade casada com Ludovico e volta anos depois: bela, rica e pronta para se vingar de todos os que a machucaram.
Um dos maiores mistérios da novela
Antes de Ludovico (Ary Fontoura) falecer, o marido e grande amigo de Ana Francisca deixa uma caixa nas mãos da protagonista. Ao entregar o artefato, o “Meninão” diz que ela só deve abrir no caso de perder toda a fortuna. Embora Ana diga que não queria a herança, Ludovico insiste e diz que o mundo pode dar voltas.
No devido momento, você saberá o que tem dentro dela. O mundo dá muitas voltas, Aninha. Se, por infelicidade, ficar sem dinheiro, perder tudo, aí abra essa caixa. Se não precisar, entregue para seu filho.
Ana Francisca cumpre com o que foi dito por Ludovico e não abre a caixa. No entanto, quando se torna vítima de um golpe e perde todos os seus bens, ela confere o conteúdo da caixa e encontra a receita secreta de chocolate com pimenta, doce que fez com que sua fábrica se tornasse o maior comércio da cidade.
Felizmente, Aninha, com a família, bota a mão na massa e produz os raros doces, dando a volta por cima e recuperando tudo o que perdeu.