A primeira temporada de House of the Dragon chegou ao fim neste domingo (23), deixando um final com gostinho de “quero mais”, enquanto aponta para a Dança dos Dragões, a aguardada guerra entre Rhaenyra (Emma D’Arcy) e Alicent (Olivia Cooke). Enquanto os olhos de todos estão no décimo capítulo, há alguns detalhes no último episódio que você pode ter perdido.
O nono episódio deixou grandes revelações sobre alguns personagens, mas também confirmou o que muitos temiam: A ascensão de Aegon (o filho da Alicent). Finalmente, após anos de sofrimento e doença, Viserys Targaryen (Paddy Considine) deu seu último suspiro. A morte do rei foi um golpe para muitos, mas para outros, a jogada perfeita para colocar seus interesses na mesa e realizar seus planos, como o de Otto Hightower.
Enquanto Viserys morria, ele acreditou estar falando com Rhaenyra e mencionou a profecia do Aegon, o Conquistador. Alicent estava lá no momento e interpretou que o rei estaria passando a coroa para seu filho Aegon II, provocando todo o caos que vimos no episódio nove.
No início deste episódio, House of the Dragon realizou uma ação que já vimos em Game of Thrones, e que foi fundamental quando a notícia da morte do rei chegou até a dama de companhia de Alicent, Talya, que acendeu algumas velas em uma janela. Além de ser um evento imprevisto, esse ato foi fundamental para o desenvolvimento de todo o episódio.
Nesse momento, a rede de espiões do Verme Branco foi lançada e aquele simples gesto foi suficiente para que a notícia da morte do rei passasse pela Fortaleza Vermelha. Mas, onde e quando você acha que já viu essa ação em Game of Thrones antes?
Se você tentar lembrar, as velas acesas em Game of Thrones tinham conotações importantes e variadas, mas o fato de acender uma vela na janela já tínhamos visto antes. Foi Sansa Stark quem o usou para pedir ajuda a Brienne, mas, infelizmente, era tarde demais e, como sabemos, essa ajuda nunca se concretizou.
Neste caso, o fato de acender uma vela cumpriu sua função. Essa e muitas outras ações simples que passam despercebidas na série têm uma referência oculta a Game of Thrones, e nós adoramos.