ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILER!
Até que ponto uma série ou filme consegue manter seu desfecho em sigilo? Essa talvez seja uma das maiores batalhas travadas pelos estúdios atualmente. Ao longo dos anos, vimos como Vingadores: Ultimato (2019) ou Game of Thrones (2011-2019) criaram vários mecanismos para evitar vazamentos, desde finais alternativos até roteiros falsos ou ocultados dos próprios atores.
Mas a guerra contra o spoiler está cada vez mais forte – a ponto de ser possível esconder uma 1ª temporada inteira. É o caso de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, produção do Amazon Prime Video que explora a Segunda Era da Terra-média. E não é de se admirar, já que os eventos do oitavo e último episódio são bastante reveladores e chocantes, até mesmo para o elenco.
Um dos grandes momentos do capítulo foi o confronto entre os Místicos, três figuras vestidas em mantos brancos que apareceram aqui e ali ao longo da temporada, e o Estranho. O grupo acreditava que o gigante acolhido por Nori (Markella Kavenagh) era ninguém menos que Sauron, mas ele provou não ser o Senhor do Escuro ao proteger seus amigos pés-peludos.
Na verdade, foi informado pelos próprios Místicos que o Estranho é um Istar, quer dizer, um mago. Detalhe que seu intérprete, Daniel Weyman, desconhecia até rodar o referido episódio.
"Sentei-me e disse: 'Uau!' Porque eu não sabia de jeito nenhum", explicou o ator ao TV Line. "Eu sabia que poderia aproveitar o poder do mundo natural, então eu tinha que ser uma espécie Maiar. Mas eu não sabia como seria. Então, quando li essa parte, fiquei tipo, 'Não acredito! Isso é o que eu sou. Legal! Vamos lá'.' Foi um momento fantástico."
Os Anéis de Poder: Sauron na mira dos Elfos, um mago atrás de respostas e mais anéis; o que esperar da 2ª temporadaMais adiante, o capítulo enfim mostra a verdadeira identidade de Sauron: ele não é outro senão Halbrand (Charlie Vickers), o misterioso sujeito que a elfa Galadriel (Morfydd Clark) encontrou em uma barca à deriva e que até então era tido como o herdeiro legítimo das Terras do Sul.
No entanto, o que aconteceu com Daniel Weyman também se aplica a Vickers. "Eu não sabia com certeza até o início do terceiro episódio", contou o ator ao The Hollywood Reporter. "Gravamos os dois primeiros episódios, e em seguida a série entrou em hiato devido à pandemia de Covid-19. Quando voltamos, os criadores sentaram comigo e me disseram."
"Eu gravei essa sequência na jangada sem saber", admitiu Vickers. "Eu filmei como Halbrand de todo o coração. Mas eu tinha um pressentimento, para ser honesto. Minhas duas últimas audições foram lendo Ricardo III [peça de Shakespeare] e depois alguns versos de Paradise Lost [poema épico de John Milton], em que o personagem está literalmente fazendo o discurso como se fosse Satanás."
"Então eu estava definitivamente desconfiado, mas não foi confirmado até pouco antes de começarmos a filmar o terceiro episódio", reiterou Vickers.
A 1ª temporada de Os Anéis de Poder já está disponível na íntegra no catálogo do Prime Video. As gravações da 2ª leva estão em andamento desde o início de outubro e continuarão até meados de 2023. Logo, o lançamento não deve ocorrer antes do segundo semestre de 2024 ou até mesmo 2025.