Por Francisco Russo
Sacha Baron Cohen não estará na cerimônia de premiação do Oscar 2012 - ao menos esta é a informação de momento. Convidado ao evento por integrar o elenco de A Invenção de Hugo Cabret, indicado a 11 Oscars, o ator queria aproveitar a divulgação mundial da cerimônia para promover seu próximo filme, a comédia O Ditador. Para tanto a ideia de Cohen era ir fantasiado como o general Shabazz Aladeen, que defende com unhas e dentes que seu país fique bem longe da democracia. Só que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não gostou nem um pouco da proposta.
Alegando que a cerimônia do Oscar não poderia ser usada para fins comerciais, a Academia vetou que Cohen fosse vestido como o personagem. Entretanto, deixou aberta a possibilidade de sua presença, desde que não vá caracterizado. A situação gerou uma grande polêmica, com acusações de que Cohen seria até mesmo banido da premiação deste ano. Tudo jogada de marketing, que serviu para que O Ditador ganhasse os holofotes. Cohen, é claro, aproveitou para colocar ainda mais lenha na fogueira.
Personificado como Aladeen, o ator lançou hoje um vídeo de protesto. O formato é típico de um pronunciamento oficial do governo da Wadiya Media, onde Aladeen reclama da atitude da "Academy of Motion Pictures Arts and Zionists", referência clara à formação judia de boa parte de Hollywood.
Usando um inglês com sotaque carregado, o personagem ainda critica o porquê de filmes clássicos como "When Harry Kidnapped Sally", "You Got Mail-Bomb" e "Planet of Rapes" jamais terem ganho o Oscar. Brincadeira explícita com os títulos originais de Harry & Sally - Feitos um para o Outro, Mensagem para Você e Planeta dos Macacos, que realmente não levaram a cobiçada estatueta dourada.
Brincando também com a atriz Hilary Swank, "que teria sido contratada por US$ 2 milhões para acompanhá-lo na festa e não aceita ressarcimento", o vídeo ainda termina com um elogio a Billy Crystal, que será o apresentador da cerimônia pela nona vez. Você pode conferir o vídeo na íntegra, sem legendas, logo abaixo.
O Ditador tem estreia nos cinemas americanos agendada para 11 de maio. No Brasil o filme será lançado em 15 de junho.