Por Roberto Cunha
Com a estreia de Homens de Preto 3 prevista para 25 de maio no Brasil, os atores Will Smith e Josh Brolin visitaram o Rio de Janeiro para divulgar, pela primeira vez, o trailer 3D e algumas cenas selecionadas para um grupo de jornalistas. O AdoroCinema estava entre os convidados e curtiu a qualidade do material divulgado horas antes da coletiva realizada no Copacabana Palace, nesta quinta-feira, 23.
Foto: Rogério Resende
Apesar do pouco conteúdo sobre o filme para falar, já que não foi exibido, a dupla deu aos presentes um verdadeiro show de bom humor, permeando toda a conversa com brincadeiras. Arriscando um português carregado só para abrir o papo, Smith mostrou-se alegre por voltar ao país (já esteve aqui para Hitch - Conselheiro Amoroso e Eu Sou a Lenda) e agradeceu (zoando com os jornalistas) os gravadores que eram colocados sobre a mesa. Brolin entrou na brincadeira e foi guardando aparelhos no bolso.
A primeira pergunta para o astro da franquia foi sobre o espaço que separa Homens de Preto 2 (2002) do atual e a justificativa dada foi a simples necessidade de, longe da pressão, criar uma nova história, que "se possa amar e não apenas uma terceira parte de uma franquia”. Para ele, a ideia era "desconectar dos outros" e Brolin citou a voz própria da produção, mesmo sendo uma sequência. Disse também que entrou no filme porque o diretor ficou impressionado com o tamanho de seu crânio. Nesse momento, o parceiro J disse que ele era a única pessoa com a cabeça maior que a de Tommy Lee Jones. Todos riram. Muito brincalhão, disse que o 3D o deixou tenso por causa de suas famosas orelhas de abano. “Eu fiquei preocupado em saber como minhas orelhas iriam aparecer em 3D. Poderia ser uma tragédia, mas até que não parecem tão ruins e vai ser divertido para as crianças", concluiu.
“Eu fiquei preocupado em saber como minhas orelhas iriam aparecer em 3D" (Will Smith)
Brolin lembrou que era o terceiro filme com Jones e que era um grande desafio, pois se trata de um personagem icônico dos últimos 20 anos. Perguntado sobre o famoso mau humor do ator respondeu com uma pergunta: "Qual humor?". A plateia veio abaixo. Smith falou da improvisação durante as filmagens, mas que elas tinham um propósito na cena e que o diretor incentivava esse tipo de "diversão". Quanto a preparação, falou que se sentiu em casa, diferente de Josh, que chegou a se trancar e ouvir durante horas a interpretação do veterano para reproduzir fielmente o estilo. O agente J disse que ficou surpreso com a química entre eles, lembrando muito o que aconteceu no primeiro Homens de Preto (1997). Quando perguntaram o que Brolin estava fazendo nessa época, não se lembrou, mas alguém soprou Mutação e ele lembrou ainda de O Principal Suspeito. Smith não perdoou a demora para responder do parceiro e brincou que a próxima seria respondida por e-mail.
A conversa com a imprensa parecia um papo entre amigos. Smith riu (e fez rir) muito durante a entrevista. Questionado sobre o preparo físico após esses 10 anos, citou Eu Sou a Lenda (2007) como seu melhor momento, pois em Ali (2001) tinha ganho mais peso e não exatamente forma física. Brolin revelou que acabou parando de fumar para aguentar o ritmo das gravações de Homens de Preto 3.
Foto: Rogério Resende
Quando o assunto família veio à tona, Will disse que eles estão bem a vontade com o entretenimento. Ele adora trabalhar com os filhos, aprende muito e dividir experiências é positivo. Confidenciou que ficar atrás das câmeras, como aconteceu em Karatê Kid (2010), era melhor para Jaden Smith porque o pai fica menos "louco", ligado no filme até mesmo dentro de casa. Mas adiantou que voltará ano que vem para divulgar After Earth, que esteve rodando com o filhão na Costa Rica.
"Eu não posso falar porque é para ser surpresa, mas ... Lady Gaga" (Will Smith)
Elogiando bastante o toque especial do diretor Barry Sonnenfeld, Smith ressaltou a ideia genial de apresentar os alienígenas da década de 60 com o visual retrô de filmes e programas da época. Perguntado sobre a possível presença de algum ícone da atualidade no novo longa (Michael Jackson apareceu no segundo), comentou sobre a proibição de revelar, mas soltou Lady Gaga bem baixinho. Será? A dúvida ficou no ar. Para saber, só assistindo. A curiosidade da conversa ficou com Brolin, que causou espanto e risos quando falou do passeio de barco até "Shit Islands", onde mergulhou. O local, na verdade, são as Ilhas Cagarras, rochedo famoso pela coloração branca dos dejetos das aves, situado no Oceano Atlântico, na orla da cidade.
Repleta de seres extra-terrestres, por enquanto, o que se sabe de Homens de Preto 3 é que o agente J (Smith) descobre que K (Jones) está morto há muitos anos e precisa voltar no tempo, mais precisamente em 1969, para reencontrar seu amigo K (agora vivido por Brolin) e salvar o planeta de uma perigosa invasão alienígena, comandada pelo terrível Boris. Para saber mais, visite a ficha do filme e dos atores - agora - com biografia completa.