Por Francisco Russo
Após meses de indefinições, enfim O Artista teve assegurada sua exibição nos cinemas brasileiros. A Paris Filmes adquiriu os direitos do filme e irá lançá-lo em circuito comercial em 10 de fevereiro.
As distribuidoras nacionais vinham enfrentando dificuldades para fechar a aquisição do longa-metragem, devido ao alto valor pedido pelos irmãos Weinstein, donos de seus direitos para as Américas. Apesar de ser um dos longas mais cotados ao Oscar, o fato de ser um filme mudo e em preto e branco trazia temores sobre a possibilidade de retorno financeiro.
Com dinheiro em caixa graças ao sucesso da série Crepúsculo, a Paris fechou acordo pouco antes da realização da cerimônia do Globo de Ouro, ocorrida ontem. O longa-metragem foi o grande vencedor da noite, conquistando três categorias: melhor filme - comédia/musical, melhor ator - comédia/musical (Jean Dujardin) e melhor trilha sonora.
Outro prêmio importante vencido por O Artista foi o de melhor ator (Jean Dujardin) no último Festival de Cannes, onde foi exibido pela primeira vez.