Por Roberto Cunha
Nada se cria, tudo se copia ou se repete. Essa parece ser a máxima que muitas produtoras e estúdios andam seguindo e, na verdade, a prática não é de hoje.
Com sete filmes lançados, venda de ingressos mundial na casa dos US$ 240 milhões e seriados na televisão, Loucademia de Polícia vai retornar para os cinemas.
Antes sem diretor, surge agora o nome de Scott Zabielski para assumir o projeto. Mais vivido como editor e produtor, na direção sua experiência resume-se ao seriado cômico Tosh.0 (2009-2011), exibido no canal por assinatura americano Comedy Central, previsto para entrar na grade das operadoras brasileiras em 2012.
Noticiado no começo de 2010 (aqui), o plano do produtor original Paul Maslansky é começar do zero, investindo em novo elenco de comediantes para, quem sabe, dar início a uma nova franquia. Iniciada em 1984, com Steve Guttenberg (o cadete trapalhão Mahoney), Bubba Smith e Kim Cattrall, a famosa Samantha Jones de Sex and the City, a série de filmes terminou em 1994 com Loucademia de Polícia 7: Missão Moscou.
O roteiro mais recente do novo Loucademia de Polícia foi escrito por David Diamond e David Weissman, a mesma dupla de Surpresa em Dobro (2009) e Um Homem de Família (2000), entre outros.
Agora, se o espectador vai comprar a ideia de uma academia de polícia tresloucada novamente, o suspense segue maior do que a comédia.