Conheça os Melhores e Piores 2011 do cinema nacional

O Palhaço e Lixo Extraordinário são destaques do ano segundo a equipe do Adoro Cinema.

Por Roberto Cunha

Depois de eleger os 10 Melhores e Piores de 2011, a equipe do AdoroCinema fez o mesmo, dando atenção somente aos títulos brasileiros.

Você poderá ver a lista mais abaixo, mas antes disso, vale ressaltar que o cinema nacional mostra sinais de que não tem a menor intenção de reduzir o ritmo de produção e isso, certamente, deixa os cinéfilos de carteirinha cheios de orgulho.

Enquanto em 2010 foram lançados 76 filmes, o ano de 2011 parte com 96 lançamentos e, em 2012, já estão agendadas cerca de 30 estreias. O melhor é saber que essa média (dois títulos/mês) deve aumentar porque existem muitas produções em andamento.

Outro detalhe que não poderia ficar de fora são os esforços, dignos de mérito, de pequenos distribuidores, como a Vitrine Filmes, e exibidores, como o Cine Santa, o Ponto Cine e o Jóia (os três no Rio de Janeiro), entre outras empresas espalhadas pelo país que contribuem na difusão dessas obras.

Portanto, parabéns a todos os envolvidos nesse processo, desde o embrião da ideia, passando pelo moça do café até o topo da cadeia.

O balanço sobre o parque exibidor também é positivo. Foram abertas 198 salas neste ano contra 173 em 2010 e 94 em 2009. Do total de 2011, 23 salas voltaram a receber o público, após reformas ou mudança de proprietário. Assim, salvo alguma inauguração não informada, o Brasil fecha o ano com 2370 salas distribuidas em 686 cinemas.

Entre os exibidores, a rede brasileira Espaço e a mexicana Cinépolis empataram ao abrir 29 novas salas e foram as que mais cresceram, seguidos pela americana Cinemark com 26. Na divisão por estados, São Paulo foi o que ganhou mais salas (57), na frente de Rio de Janeiro (34), Santa Catarina (18) e Minas Gerais (17). De negativo, saber que 35 salas tiveram seus projetores desligados, mas algumas já foram reabertas ou tranformadas em salas VIP.

Na conquista dos espectadores, um título lançado no finalzinho de 2010, De Pernas pro Ar (3.5 milhões), lidera o ranking seguido de Cilada.com (2.9 milhões), Bruna Surfistinha (2.1 milhões), Assalto ao Banco Central (1.9 milhão), O Palhaço (1.4 milhão), O Homem do Futuro (1.2 milhão) e Qualquer Gato Vira-lata (1.1 milhão).

Entre as personalidades, destaque para Wagner Moura, que estreou em dois titulos (VIPs e O Homem do Futuro) e Selton Mello, retornando como diretor e aproximando o público brasileiro de um cinema diferente. Ainda sobre a função, ponto para as estreias de Marcos Paulo (Assalto ao Banco Central), Marcus Baldini (Bruna Surfistinha) e Cecília Amado (Capitães da Areia).

Outro que merece uma menção é o ator Igor Cotrim. Vilão de seriado juvenil dos anos 90 e polêmico em reality show no novo século, ele mostrou seu potencial em Elvis & Madona. Ao seu lado, aliás, Simone Spoladore não fez diferente, marcando presença ainda em outros dois títulos: Natimorto e Não Se Pode Viver Sem Amor.

Apesar de serem conhecidos da televisão, Leandra Leal, de Estamos Juntos, Caio Blat e Cassia Kiss, de Bróder, confirmam a solidez de suas carreiras também no cinema.

Abaixo, você pode dar uma olhada na lista da equipe do ADORO CINEMA. Agora, que tal você também deixar a sua?

>>>>> TOP 5 - MELHORES 2011 - NACIONAL <<<<<

ROBERTO CUNHA

O Palhaço

Lixo Extraordinário

Desenrola

VIPs

Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

Menção Especial: Uma Professora Muito Maluquinha (mostrou que é possível fazer filmes para a criançada sem a apelação sexual de outros títulos do segmento) e VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso

FRANCISCO RUSSO

O Palhaço

Lixo Extraordinário

Elvis & Madona

Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo

Meu País

LUCAS SALGADO

O Palhaço

Trabalhar Cansa

As Canções

Rock Brasília - Era de Ouro

O Homem do Futuro

>>>>> TOP 5 - PIORES 2011 - NACIONAL <<<<<

ROBERTO CUNHA

Bruna Surfistinha

Ponto Final

Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano

Qualquer Gato Vira-Lata

Onde está a Felicidade?

*Filmes em circuito muito pequeno, como Os Monstros e Os Residentes (citados no Piores do Ano), ficaram de fora desta.

FRANCISCO RUSSO

As Mães de Chico Xavier

Brasil Animado

Simples Mortais

Família Vende Tudo

Assalto ao Banco Central

LUCAS SALGADO

As Mães de Chico Xavier

Assalto ao Banco Central

Cilada.com

Todo Mundo Tem Problemas Sexuais

Amanhã Nunca Mais

facebook Tweet