Minha conta
    Morreu o ator Sérgio Britto

    Um dos grandes nomes do teatro brasileiro, Sérgio Britto faleceu aos 88 anos.

    Por Roberto Cunha

    Internado há cerca de um mês em um hospital da zona sul do Rio de Janeiro, faleceu no último sábado, 17, aos 88 anos, o ator e diretor Sérgio Britto, de vitima de insuficiência cardio-respiratória aguda.

    Muito atuante no teatro, Britto fundou ao lado dos companheiros Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Gianni Ratto, o grupo teatral Teatro dos Sete, no final dos anos 50. Em 1978, "presenteou" os cariocas com o tradicional Teatro dos Quatro, na Gávea, onde montou e apresentou diversas peças. A casa de espetáculos, inclusive, não faz mais parte de seu patrimônio, mas será rebatizada com seu nome.

    Estudante de Medicina que não concluiu o curso, ele foi diretor da primeira novela da Rede Globo, Ilusões Perdidas (1965) e seu primeiro filme foi a comédia O Comprador de Fazendas (1951). Ainda na televisão, atuou em diversas novelas e mini-séries famosas, como Escalada (1975), A Indomada (1997) e Memorial de Maria Moura (1994).

    O dramaturgo era um amante da arte da interpretação, se aventurando no mundo da ópera, dirigindo "La Traviata" e também atuando em musicais, como "Ai, Ai, Brasil", já aos 80 anos. Com 65 anos de carreira, Britto lançou em 2010 o livro "O Teatro e Eu", fazendo um retrospectiva de sua história no meio que tanto amava.

    No cinema, entre seus últimos trabalhos figura o drama O Maior Amor do Mundo (2006), de Cacá Diegues. Britto não teve filhos, mas certamente deixou órfãos vários amigos e admiradores de sua dedicação. O governador Sergio Cabral, do Rio de Janeiro, decretou luto oficial de três dias pela morte do ator.

    facebook Tweet
    Back to Top