Blonde acabou de estrear na Netflix e já está dando o que falar. Depois de Ana de Armas falar que pediu permissão para a atriz Marilyn Monroe para interpretá-la, o filme não alcançou as expectativas que a grande do streaming queria. De qualquer forma, Marilyn Monroe continuará relevante com ou sem biografias.
Com um ano cheio de referências à atriz, algumas de suas propriedades voltaram aos holofotes do público, mais especificamente três vestidos que a loira usou ao longo de sua vida e filmes. Por isso, em homenagem a ela e ao filme, explicamos as histórias por trás dos vestidos e o porque eles se tornaram tão importantes para a moda e a cultura pop que até hoje replica seus modelos.
O vestido branco
O vestido que Marilyn usa ao longo do filme O Pecado Mora ao Lado foi fotografada por Sam Shaw, quando ele estava fazendo stills da atriz enquanto gravava o filme.
Contudo, a história do vestido vai muito além do que apenas uma foto. Em 1955, o designer William Travilla desenhou o croqui da modelagem para a 20th Century Fox enquanto sua esposa Dona Drake estava viajando.
A cena em que Monroe exibe seu vestido é logo após sua personagem sair de uma sala de cinema e então decide ficar em cima de uma saída de ar de um metrô, que faz seu vestido levantar. Na época, DiMaggio disse que odiou o vestido.
Após a morte de Monroe em 1962, Travilla manteve o vestido trancado com muitos dos figurinos que ele fez para ela e após sua consecutiva morte, o guarda-roupa ficou aos cuidados de seu amigo Bill Sarris e é então que foi comprado para uma coleção privada obtida por Debbie Reynolds na Hollywood Picture Museum.
Apesar de tudo, Monroe não foi a única que usou o figurino, a atriz Roxanne Arlen também “alugou” o vestido para o filme Bachelor Flat, em 1962. O Vestido Branco de Monroe e a cena em que é usado sempre fazem sucesso na cultura pop e podemos vê-lo em filmes como Shrek 2 (2004), A Casa das Coelhinhas (2008) e entre outros.
De acordo com a revista Glamour, o vestido usado em O Pecado Mora ao Lado é um dos mais famosos vestidos do mundo.
O vestido rosa
Como não falar do mais famoso vestido rosa de Hollywood? Replicado até por Madonna em seu clipe de Material Girl, o vestido rosa de Monroe foi usado em uma cena de Os Homens Preferem as Loiras (1953).
Também originário das mãos de Travilla, o vestido quase não viu a luz do dia. Originalmente, era para que Monroe usasse uma roupa parecida com o figurino de uma show girl, mas após o conhecimento mundial que a atriz havia posado nua para um calendário de 1949, o designer recebeu duras instruções para serem seguidas para o novo figurino da atriz, que deveria ser menos revelador para distanciar o escândalo da atriz.
O vestido rosa foi usado pela atriz durante a famosa sequência em que a atriz canta a música "Diamonds Are a Girl's Best Friend", coreografia acompanhada por vários pretendentes em trajes de jantar. As notas de Travilla revelam que Monroe usava duas cópias idênticas na cena, pois levou muito tempo para filmar e o vestido, sendo até o chão, era muito propenso a sujar.
Contudo, o único vestido que sobreviveu foi à leilão em 2010, quando foi comprado pela bagatela de 370 mil dólares.
Além de Madonna, outras artistas também replicaram o famoso vestido, como Normani, Thalía e Aida Pierce, aparecendo também em mídias como uma boneca Barbie e no filme de Aves de Rapina, quando Arlequina (Margot Robbie) recria a mesma cena do filme.
Porém outra peça se destaca ao longo do filme: o vestido dourado. Inspirada nas curvas sedutoras de Marilyn Monroe, Travilla criou o vestido que usou uma técnica surpreendente. Travilla costurou o vestido no corpo de Marilyn Monroe, permitindo que ele ajustasse perfeitamente suas curvas. Mesmo aparecendo por alguns momentos, esse também é um dos vestidos mais icônicos usados pela atriz.
O vestido usado para o aniversário de John F. Kennedy
“Happy Birthday, Mr. President”, esse é o icônico vestido que causou polêmica durante o MET Gala de 2022. O vestido usado por Kim Kardashian teve muitas reviravoltas, ora falando que foi danificado e ora falando que não foi. De qualquer forma, o vestido se tornou um dos mais importantes do guarda-roupa da atriz, que usou durante o aniversário do então presidente John F. Kennedy - o que na época causou rumores sobre um relacionamento entre os dois.
Feito de tecido marquisete e com mais de 2500 strass costurados, esse é o vestido mais caro que a atriz já usou - e agora avaliado em mais de 1,2 milhões de dólares. Sob os cuidados da empresa "Ripley 's Believe It or Not!”, o vestido histórico foi emprestado a Kim Kardashian para usar durante o Met Gala de 2022, que teve como seu tema “In America: An Anthology to Fashion”, para celebrar a moda estadunidense ao longo dos anos.
Contudo, surgiram fotos vazadas de que Kim Kardashian teve que modificar o vestido para que pudesse ficar ao agrado e mostrando que vários strass acabaram caindo do vestido no processo. Isso é grave considerando que o vestido faz parte de uma coleção histórica.
A empresa que emprestou à Kardashian no entanto refutou as acusações, falando que a atriz apenas usou o original durante o tapete vermelho e depois trocou por uma réplica do vestido.