Após algum tempo do cancelamento de Batgirl, Brendan Fraser, que estava no elenco do filme da DC, se pronunciou, mais uma vez, a respeito da decisão da Warner Bros Discovery de retirar o longa da programação de lançamentos do estúdio. Durante o Festival Internacional de Cinema em Toronto, o ator disse que ficou “decepcionado” com a atitude do estúdio.
“Os fãs realmente queriam ver esse filme sendo feito. Leslie Grace é um dínamo. O filme foi gravado e concebido para uma tela menor. Nesta era em que estamos agora, entre serviço de streaming versus lançamento nos cinemas, isso acabou sendo um ‘canário em uma mina de carvão’. O que aprendemos com isso? Trabalhe com cineastas confiáveis, como Darren Aronofsky”, disse Fraser.
Em meados de agosto, a Warner Bros Discovery decidiu não lançar mais Batgirl em nenhuma plataforma do estúdio – nem nos cinemas ou na HBO Max. Tal cancelamento ocorreu devido a problemas na produção e paralisações por causa da pandemia, aumentando o orçamento para US$90 milhões, o que fez com que o longa tivesse a sua estreia barrada.
David Zaslav, novo CEO da Warner Bros Discovery, iniciou um regime corporativo para rever as prioridades da empresa, com a intenção de fazer com que títulos da DC sejam sempre grandes eventos no cinema. Mas as polêmicas pós-cancelamento não pararam por aí. Em um novo movimento, a Warner Bros deletou de seus servidores os arquivos de Batgirl, o que deixou os diretores Bilall Fallah e Adil El Arbi ainda mais decepcionados. Eles tentaram salvar o que podiam nos computadores da HBO Max, mesmo que isso significasse filmar clipes armazenados em um computador com os seus celulares, mas infelizmente, não conseguiram.
Recentemente, o executivo do estúdio, Gunnar Wiendenfels, ainda disse que a repercussão que a empresa recebeu por conta da decisão de cancelar Batgirl foi “fora de proporção”. Ele também defendeu os cortes da Warner, afirmando que a empresa faz parte de "uma indústria criativa e um dos elementos para a criatividade é que há julgamento e visões a respeito do potencial de um determinado pedaço de propriedade intelectual".
Se Batgirl ainda estivesse na programação de lançamentos da Warner Bros, o longa teria como protagonista Leslie Grace (Em um Bairro de Nova York), dando vida à personagem Barbara Gordon, também conhecida como Batgirl. Além disso, a produção contaria com a aparição de Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman, o ator J.K. Simmons no papel do Comissário Gordon, que ele interpretou em Liga da Justiça e, é claro, Brendan Fraser como o vilão, Vagalume.
De volta aos holofotes
Após ser aplaudido e premiado nos Festivais Internacionais de Cinema de Toronto e Veneza, Brendan Fraser está cada vez mais próximo de entrar na lista dos indicados ao Oscar 2023, pelo filme A Baleia. Com direção de Darren Aronofsky, a trama acompanha Charlie, um homem que sofre de obesidade mórbida, insuficiência cardíaca congestiva e profundas crises de tristeza, enquanto luta para consertar o relacionamento com sua filha distante e lidar com as memórias do seu falecido parceiro, Alan.
No elenco também estão Sadie Sink, Ty Simpkins, Samantha Morton, Hong Chau, Huck Milner e Sathya Sridharan. O longa estreia dia 9 de dezembro nos Estados Unidos. Ainda não há data de lançamento no Brasil.