Chegou ao fim o reinado de Elizabeth II. Nesta quinta-feira (08/09), a rainha do Reino Unido morreu aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Foram 70 anos à frente da Coroa, um recorde que fica atrás somente de Luís XIV, o Rei Sol da França, com 72 anos no trono. É claro que Elizabeth viu a História acontecer diante de seus olhos – em números, por exemplo, foram 13 presidentes americanos, 15 primeiros-ministros britânicos, 5 papas e todas as Copas do Mundo até agora.
Mas a vida da monarca também incluía eventos ilustres com algumas das maiores celebridades do mundo. Entre esses momentos memoráveis, podemos citar em particular sua "entrada" na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Dirigida por Danny Boyle (Trainspotting, Quem Quer Ser um Milionário?, Steve Jobs), a sequência é antológica por se tratar da rainha e de todos os protocolos que existem em torno de sua presença. Nela, vemos Elizabeth receber o famoso espião James Bond (interpretado por Daniel Craig) em seus aposentos no Palácio de Buckingham. Quer algo mais britânico que isso? Confira a seguir:
Juntos, eles embarcam em um helicóptero e sobrevoam a capital, passando por vários pontos turísticos até se acercarem do London Stadium, onde o evento estava de fato ocorrendo. É aí que o 007 arregaça as mangas e performa um de seus truques mirabolantes: ele e a rainha saltam de paraquedas sobre a multidão, que assistia a tudo pelos telões do estádio.
10 atrizes que interpretaram a rainha Elizabeth II no cinema: Uma delas foi elogiada pela monarcaObviamente Elizabeth gravou uma única cena nessa sequência: a do Palácio de Buckingham. Ainda que o restante tenha sido feito com Craig e dublês de ação, foi uma "entrada" bem espirituosa. Logo depois, a verdadeira monarca foi anunciada nos alto-falantes e apareceu no estande real ao lado do príncipe Philip, que faleceu em 9 de abril de 2021.
Elizabeth nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres. Como na monarquia britânica não há vácuo de poder, seu filho, Charles, foi imediatamente reconhecido como o novo rei, ao lado de Camilla Parker-Bowles, a rainha consorte. O nome oficial escolhido pelo herdeiro é Charles III. Sua coroação, no entanto, só pode ser marcada depois que o período de luto terminar – quer dizer, no mínimo em 2023.