As adaptações de livros para as telas nem sempre seguem exatamente o que o autor deixou no papel. Às vezes, para favorecer a narração, é preciso eliminar momentos, diálogos e conflitos – ou, por outro lado, modificá-los. O mesmo vale para os personagens. Há atores que não correspondem fisicamente à descrição feita pelo criador, com a cor dos olhos, o tipo de cabelo, a altura ou qualquer outra característica sofrendo alterações.
Se tomarmos O Senhor dos Anéis como exemplo, veremos que o elenco dos filmes dirigidos por Peter Jackson não bate 100% com as palavras usadas por J.R.R. Tolkien nos romances. É o caso do hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood), que tem cerca de 50 anos nas páginas enquanto nos longas-metragens é muito mais novo.
Essa e outras mudanças não impediram a crítica e o público de elogiarem a trilogia cinematográfica. No entanto, o engenheiro de software e ilustrador Jim Clyde Monge decidiu retomar o visual dos protagonistas conforme apresentado por Tolkien e compará-lo com seus intérpretes.
Com a ajuda de um programa de inteligência artificial, Monge criou uma série de imagens mostrando como Frodo, Gandalf (vivido por Ian McKellen), Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Samwise (Sean Astin) seriam se as versões de Jackson seguissem à risco a saga literária.
O artista compartilhou o resultado em sua página no Medium – e você pode conferi-lo abaixo: