A onda dos live-actions veio para ficar – e a Disney está surfando nela mais do que qualquer outro estúdio. Branca de Neve e A Pequena Sereia são alguns dos remakes que estreiam em breve. Já animações como O Corcunda de Notre Dame (1996), Hércules (1997) e Lilo & Stitch (2001) seguem na fila para ganhar uma versão de carne e osso. A espera provavelmente vai ser longa, mas pelo menos os fãs vão receber um mimo esta semana: o lançamento de Pinóquio.
Estrelado por ninguém menos que Tom Hanks, o filme vai ser disponibilizado na quinta-feira, 8 de setembro, diretamente no Disney+. Pensando nisso, o AdoroCinema listou 5 motivos pelos quais você deve assistir à produção. Confira:
SEGUNDA ANIMAÇÃO LANÇADA PELA DISNEY
Todo mundo sabe que o primeiro longa-metragem produzido pela Casa do Mickey foi Branca de Neve e os Sete Anões, que chegou aos cinemas em 1937 e rendeu a Walt Disney um Oscar honorário por seu trabalho como produtor. Pinóquio, por sua vez, foi a segunda animação lançada pela empresa, em 1940, e a primeira a ganhar o prêmio da Academia em uma categoria competitiva.
Foram duas vitórias na verdade: de Melhor Canção Original ("When You Wish Upon a Star") e Melhor Trilha Sonora. Com 100% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes, Pinóquio passou a fazer parte, em 1994, do National Film Registry dos Estados Unidos, que se ocupa da preservação de obras consideradas cultural, histórica ou esteticamente relevantes.
Pinóquio: Vídeo compara animação clássica com cenas do live-action da DisneyTOM HANKS INTERPRETA GEPETO
O duas vezes vencedor do Oscar de Melhor Ator e cinco vezes indicado na categoria surge praticamente irreconhecível na pele de Gepeto, o adorável pai de Pinóquio e artesão de brinquedos. Como se vê na imagem acima, Hanks ostenta um volumoso bigode branco, da mesma cor dos cabelos cacheados. Já imaginou o astro de Hollywood interagindo com um boneco de madeira 100% computadorizado? Pois é, promete!
CYNTHIA ERIVO CANTA A MÚSICA QUE VIROU O HINO DA DISNEY
Outro nome de peso no elenco de Pinóquio é Cynthia Erivo. A atriz e cantora concorreu ao Oscar por sua entrega em Harriet (2019) e vai encarnar a bruxa Elphaba na vindoura adaptação cinematográfica de Wicked. Mas aqui ela pode ser vista como a Fada Azul, responsável por literalmente dar vida ao protagonista.
Como qualquer fã da Disney lembra bem, a trilha sonora do desenho inclui a música que virou o hino do estúdio, presente até na tradicional vinheta do castelo: "When You Wish Upon a Star". Quem está encarregada de performá-la agora é a própria Erivo, que certamente vai arrasar nos vocais!
EFEITOS ESPECIAIS QUE DEIXAM PINÓQUIO FOFÍSSIMO
CGI é sempre um assunto polêmico – ainda mais após a enxurrada de críticas negativas que o live-action de O Rei Leão (2019) recebeu por sua abordagem hiper-realista. Diferentemente da história de Simba, Pinóquio tem alguns personagens humanos, porém também traz vários animais "humanizados", como o Grilo Falante, a raposa João Honesto e o gato Gideão.
E, claro, o próprio Pinóquio é um boneco de madeira, o que poderia aumentar o receio quanto aos efeitos especiais. A julgar pelas prévias divulgadas até o momento, o novo remake da Disney não deve cometer o mesmo erro de seu antecessor; ao contrário, o protagonista está fofíssimo nos vídeos e vai acabar conquistando o coração dos espectadores.
O Rei Leão tinha um erro que foi corrigido pela Disney na versão de 2019DIRETOR ACLAMADO ESTÁ POR TRÁS DO LIVE-ACTION
Quem comanda Pinóquio é Robert Zemeckis, diretor de grandes sucessos como a franquia De Volta para o Futuro, A Morte lhe Cai Bem (1992, com Meryl Streep e Bruce Willis), além das animações O Expresso Polar (2004) e Os Fantasmas de Scrooge (2009).
Como se não bastasse, Zemeckis realizou Forrest Gump (1994) e Náufrago (2000) – ambos estrelados por seu velho conhecido Tom Hanks. Pelo primeiro filme levou o Oscar de Melhor Diretor, enquanto Hanks faturou o de Melhor Ator.
Pinóquio ainda conta com a participação de Luke Evans, que interpreta o Cocheiro, um dos grandes vilões da trama. O elenco de dubladores é formado por Benjamin Evan Ainsworth (Pinóquio), Joseph Gordon-Levitt (Grilo Falante), Keegan-Michael Key (João Honesto) e Lorraine Bracco (Sofia, a Gaivota).