Nesta semana, Yahya Abdul-Mateen II fez uma afirmação inusitada à primeira vista sobre trabalhar em filme DC. Em entrevista ao site Vulture, o ator disse que atuar em longas como Aquaman é “trabalho de palhaço”, então é importante que flexione os seus “músculos da atuação” mesclando os projetos da sua carreira, para equilibrar os pilares entre produções adaptadas de HQ’s e dramas mais sérios. Abdul-Mateen é conhecido pela série Watchmen da HBO, vencedora do Emmy Awards de melhor minissérie e melhor ator coadjuvante para ele; e os filmes A Lenda de Candyman, Os 7 de Chicago e Matrix: Resurrections.
“Tudo deve ser sobre chegar à verdade. Mas, às vezes, você precisa saber em qual filme ou gênero você está. Algo como Aquaman é trabalho de palhaço. Esse não é como Os 7 de Chicago. Você tem que se superar. Para sobreviver como ator, é necessário jogar esse jogo e ser astuto quando quer surpreender o público, o diretor ou até si mesmo, com um pouco de ‘Ual, não esperava ver uma coisa chekhoviana e Aquaman ao mesmo tempo, mas eu vi’”, disse o ator.
Abdul-Mateen estrelou Aquaman (2018) ao lado de Jason Momoa, no papel de David Kane/Manta Negra, personagem que ele irá reprisar na sequência Aquaman e o Reino Perdido, com estreia marcada para o dia 25 de dezembro de 2023 nos cinemas. O primeiro longa arrecadou US$1 bilhão nas bilheterias mundiais, tornando-se o primeiro filme da Warner Bros/DC a ser um grande sucesso após os dois últimos filmes do Batman do cineasta Christopher Nolan.
No elenco de Aquaman também estão Amber Heard, Patrick Wilson, Willem Dafoe, Dolph Lundgren,Nicole Kidman, com direção de James Wan. E para equilibrar o seu trabalho em Aquaman 2, Abdul-Mateen está se preparando para subir ao palco da Broadway em Topdog/Underdog, peça de Suzan-Lori Parks, vencedora do Pulitzer.
Enquanto Abdul-Mateen chamou de ‘trabalho de palhaço’ atuar em Aquaman, outros atores que trabalharam em filmes de super-heróis já não pensam desta forma. Jake Gyllenhaal, intérprete do vilão Mysterio em Homem-Aranha: Longe de Casa, teve ataques de pânico no set por entender que atuar em produções desse gênero não é tão fácil como se esperava.
“É difícil cara. Essa atuação é difícil. Esse mundo é gigante. E eu me juntei a essa corrida, em um trem que já estava em movimento. Em Longe de Casa, eu fiz uma cena com Samuel L. Jackson e Tom Holland e vários outros atores. Eu me lembro de não conseguir lembrar as minhas falas. Me senti uma tábua de madeira. E eles ficaram tipo ‘uau’”, disse Gyllenhaal ao Howard Stern em outubro de 2021.