Lançado em dezembro de 2017, Star Wars: Os Últimos Jedi foi um divisor entre os fãs da franquia e a crítica cinematográfica. O filme compõe a recente trilogia, sendo o segundo filme da sequência da jovem Rey (Daisy Ridley) e o membro da Primeira Ordem, Kylo Ren (Adam Driver).
Embora as opiniões sejam diferentes a respeito do filme, não há como negar a sua qualidade em roteiro e efeitos visuais, e em recente entrevista ao Empire, o roteirista e diretor Rian Johnson revelou estar “ainda mais orgulhoso do filme cinco anos depois”.
“Acho que é impossível para qualquer um de nós abordar 'Star Wars' sem pensar nisso como um mito com o qual fomos criados, e como esse mito, essa história, se incrustou em nós e nos afetou. A intenção final não era despir – a intenção era chegar ao poder básico e fundamental do mito. E, finalmente, espero que o filme seja uma afirmação do poder do mito de 'Star Wars' em nossas vidas.”, comentou Johnson.
Andor: Nova Série Star Wars é adiada; confira o trailerO filme que expande o universo de George Lucas, traz Luke Skywalker (Mark Hamill) mais questionador da sua relação com a força e, mesmo assim, no final do filme o personagem encontra sua morte e se torna um símbolo de esperança contra o Império liderado por Ren. Apesar dessa relação entre Jedi e a Força ser um dos momentos mais criticados do filme, Johnson explicou como o personagem foi pensado no longa.
“As imagens finais do filme, para mim, não estão desconstruindo o mito de Luke Skywalker, elas estão construindo, e são ele abraçando isso. Eles são ele desafiando absolutamente a noção de 'jogar fora o passado' e abraçando o que realmente importa sobre seu mito e o que vai inspirar a próxima geração. Então, para mim, o processo de se despir é sempre no interesse de chegar a algo essencial que realmente importa.”, concluiu.
Com um elenco liderado por Ridley e Driver, o oitavo filme do universo galático contou com John Boyega, Oscar Isaac, Carrie Fisher, Andy Serkis, Laura Dern, entre outros. Além disso, o ator Tom Hardy e o príncipe britânico Harry participaram do longa como Stormtrooper. O próximo filme de Johnson será a sequência de Entre Facas e Segredos, Glass Onion: Um Mistério Knives Out no Festival Internacional de Cinema de Toronto em dezembro deste ano. Os filmes de Star Wars estão disponíveis no catálogo do Disney+, além das séries do universo como The Mandalorian e Obi-Wan Kenobi.