A saga Crepúsculo fez de seu elenco alguns dos atores mais populares do início dos anos 2000. A franquia, que adaptou os romances escritos por Stephenie Meyer, estrelou Kristen Stewart e Robert Pattinson como protagonistas. A primeira, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel como Lady Di em Spencer, deu vida à humana Bella Swan. Já Pattinson, o inesquecível Edward, se tornou o novo Cavaleiro das Trevas em The Batman.
Mas, esses dois não foram os únicos que ficaram extremamente conhecidos entre o público: Ashley Greene, Taylor Lautner, Nikki Reed… De todos eles, falemos sobre Jackson Rathbone, que deu vida ao vampiro Jasper Hale em Crepúsculo, mudou para música e sobreviveu a um acidente de avião.
Nascido Monroe Jackson Rathbone V, em 14 de dezembro de 1984 em Singapura, o ator é filho de pais americanos e tem três irmãs. Seu bisavô foi presidente da empresa petrolífera Standard Oil — mais tarde Exxon — e seu pai continuou o negócio da família, que fez Rathbone morar em lugares como Noruega e Indonésia antes de se estabelecer no Texas.
Depois de terminar o ensino médio e ser rejeitado pelo Conservatório Real da Escócia, ele decidiu se mudar para Los Angeles para encontrar trabalho como ator. Mais tarde acrescentou créditos à sua filmografia com um pequeno papel em The OC e outros mais importantes nas ficções Beautiful People e Criminal Minds.
SAGA CREPÚSCULO: JASPER HALE
O grande trabalho de sua carreira veio em 2008, quando se juntou à Saga Crepúsculo no papel de Jasper Hale. Na história criada por Meyer, ele é membro do clã Cullen, filho adotivo de Carlisle (Peter Facinelli) e Esme (Elizabeth Reaser) e parceiro de Alice (Ashley Greene). Ele nasceu em 1844, foi soldado do Exército dos Estados Confederados na Guerra Civil e transformado em vampiro aos 19 anos. Seu poder é manipular as emoções das pessoas ao seu redor.
Jackson Rathbone interpretou Jasper em todas as partes da saga Crepúsculo e, após a estreia de a terceira parcela, ele deu vida a Sokka em O Último Mestre do Ar (2010), dirigido por M. Night Shyamalan. Em 2008, para coincidir com o lançamento de Crepúsculo, Rathbone formou o grupo musical 100 Monkeys. O ator toca guitarra, baixo, bateria, teclado, bandolim, trompete, gaita e canta. O grupo, no entanto, se desintegrou em 2012. Após o fenômeno Crepúsculo, Jackson Rathbone continuou sua carreira de ator participando de séries e filmes pouco conhecidos.
UM ACIDENTE DE AVIÃO
Em 2013, ele se casou com sua namorada Sheila Hafsadi e os dois compartilham três filhos. Nikki Reed, que interpretou Rosalie Hale na saga Crepúsculo, é a madrinha de seu filho mais velho. Um dos momentos mais difíceis de sua vida ocorreu em 2014, quando Rathbone e sua família estavam a bordo de um avião com destino a Austin, Texas.
Durante a viagem, um dos motores explodiu e a cabine ficou cheia de fumaça. O avião teve que fazer um pouso de emergência e houve apenas quatro feridos. O ator contou a experiência aterrorizante através de uma série de tweets. "Estávamos no voo JetBlue 1416 para Austin. O motor da direita estourou e a cabine se encheu de fumaça. As máscaras de oxigênio não foram acionadas, mas os bravos comissários de bordo vieram e as acionaram manualmente. Foi difícil, o avião estava balançando.” Rathbone disse, após fazer um pouso de emergência em Long Beach, local de onde o avião decolou.
Recitei o Pai Nosso enquanto segurava meu filho e minha esposa em minhas mãos. O piloto anunciou pelo sistema de alto-falantes que havíamos perdido o motor certo. Disseram-nos para nos prepararmos enquanto voávamos bruscamente em direção ao solo. Guiados por nosso piloto, e acho que pelos nossos anjos guardiões, pousamos em segurança.
“Não conseguia parar de beijar minha família e agradecer a meu Deus. Agarrei meu filho e pulei pela rampa, minha esposa nos seguiu. Deixamos todos os nossos pertences pessoais a bordo. Quem se importa. Estávamos vivos. Estamos seguros. Sou grato”, concluiu.