My Policeman é o novo filme de Harry Styles, depois do lançamento de Não Se Preocupe, Querida, e traz uma história trágica sobre o romance entre dois homens: Tom e Patrick, interpretados por Styles e David Dawson, respectivamente.
No filme, ambientado nos anos 50, Tom é um jovem policial e Patrick trabalha em um museu. Quando se conhecem, a química é imediata, mas eles enfrentam duas grandes barreiras: Marion, esposa de Tom, e a criminalização de relacionamentos homossexuais naquela época.
O longa-metragem conta com cenas de sexo entre Tom e Patrick e, ao falar disso, Harry Styles mencionou que muitos filmes sobre romance gay focam muito no sexo. Para ele, My Policeman traz momentos sensuais, mas demonstra o ato com ternura, como uma conexão entre dois homens apaixonados — ao invés de ser apenas algo carnal e casual.
Em entrevista do ator para a Rolling Stone UK — revista a qual ilustrou a capa do mês — Harry Styles explicou o que o diretor Michael Grandage queria destacar na cena de sexo entre Tom e Patrick.
Muito do sexo gay no cinema é entre dois caras, e isso meio que remove a ternura disso. Haverá, eu imagino, algumas pessoas que assistirão e que estavam vivas durante esse período em que era ilegal ser gay, e [Michael] queria mostrar que é terno, amoroso e sensível.
Sua fala, no entanto, causou repercussão negativa entre membros da comunidade LGBTQ+ e ganhou uma réplica do site IndieWire. O colunista Jude Dry escreveu um texto criticando seu apontamento sobre filmes que retratam sexo gay.
"Seus comentários não apenas revelaram uma falta de consciência em relação às questões LGBTQ+ contemporâneas, mas também fez afirmações ousadas sobre sexo gay em filmes que são patentemente falsas" pontuou.
A coluna continua: "Claro, não é culpa de Styles que Hollywood seja tão obcecada com nossa opressão que todo filme LGBTQ+ mainstream tenha que ser ambientado pelo menos cinquenta anos atrás. Assim como a maioria dos filmes negros sobre escravidão e a era dos direitos civis, manter as histórias LGBTQ+ no passado garante que o público não veja imagens de pessoas LGBTQ+ felizes e prósperas vivendo suas vidas."
Como a representatividade lésbica nos cinemas evoluiu nas últimas décadas?Nenhuma resposta foi dada por Harry Styles após a publicação do artigo. Vale mencionar que My Policeman será lançado em 21 de outubro nos cinemas dos Estados Unidos e Reino Unido. Posteriormente, em 4 de novembro, o longa-metragem chega ao catálogo do Amazon Prime Video.