O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está perto de estrear no catálogo do Prime Video, e a empresa sueca de videogames Embracer Group adquiriu a Middle-earth Enterprises, uma divisão da The Saul Zaentz Company, que detém os direitos da franquia O Senhor dos Anéis e O Hobbit de J.R.R. Tolkien.
Com isso, a Embracer é a nova dona da propriedade intelectual e direitos de filmes, videogames, jogos de tabuleiro, merchandising, parques temáticos e produções teatrais relacionadas às obras literárias da trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit de JRR Tolkien, assim como direitos de outras obras literárias relacionadas à Terra Média autorizadas pelo Tolkien Estate e HarperCollins, que ainda não foram exploradas.
Por meio de sua divisão Middle-earth Enterprises, The Saul Zaentz Company produziu e licenciou diversos jogos de videogames, de tabuleiro e produções baseadas em O Senhor dos Anéis e O Hobbit desde 1976, responsável pela negociação dos direitos de adaptação com empresas interessadas no catálogo.
“Estou realmente empolgado por O Senhor dos Anéis e O Hobbit, uma das franquias de fantasia mais épicas do mundo se juntar à família Embracer, abrindo mais oportunidades transmídia, incluindo sinergias em nosso grupo global”, disse Lars Wingefors, fundador e CEO da Embracer. “Estou entusiasmado em ver o que está por vir para esta propriedade intelectual com Freemode e Asmodee como um começo dentro do grupo. No futuro, também esperamos colaborar com licenciados externos existentes e novos de nosso portfólio de propriedade intelectual cada vez mais forte.”
Mais filmes no universo de O Senhor dos Aneís vindo aí?
De acordo com um comunicado oficial publicado pela Embracer, os principais produtos ambientados na Terra Média nos quais a empresa têm interesses financeiros no futuro próximo, incluem a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que estreia em 2 de setembro no catálogo do Prime Video, ambientada milhares de anos antes da trilogia no cinema de O Hobbit e O Senhor dos Anéis; assim como o filme de animação O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim pela Warner Bros, com lançamento previsto para 2024, e o jogo para celular The Lord of the Rings: Heroes of Middle-earth pela Electronic Arts.
O comunicado ainda ressalta que "outras oportunidades incluem explorar filmes adicionais baseados em personagens icônicos como Gandalf, Aragorn, Gollum, Galadriel, Éowyn e outros personagens das obras literárias de JRR Tolkien, e continuar a oferecer novas oportunidades para os fãs explorarem esse mundo fictício por meio de merchandising e outras experiências".