Ao longo da trilogia O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson e adaptada dos livros de J.R.R. Tolkien, o Hobbit Frodo (Elijah Wood) compartilha um vínculo especial com o sinistro Gollum/Sméagol (Andy Serkis), que prometeu levá-lo até Mordor.
De fato, em graus reconhecidamente diferentes, os dois personagens foram confrontados com o poder corruptor do Um Anel e submetidos ao seu fascínio. Assim, várias vezes durante sua jornada – e até sua chegada à Montanha da Perdição –, Frodo parece prestes a ser invadido pelo objeto, assim como Gollum antes dele.
Mas o que teria acontecido se o Hobbit tivesse seguido o mesmo caminho de seu guia, isto é, desenvolvido um alter ego “do mal”? Mesmo que não tenha sido mantida – nem no corte oficial nem na versão estendida –, uma sequência de As Duas Torres (2002) deveria responder a essa pergunta de forma muito concreta. Confira a seguir:
Como pode ser visto visitando alguns sites de fãs, o diretor planejou originalmente mostrar Frodo no estilo Gollum, com a mesma tez pálida, os mesmos dentes afiados e a mesma careca, provavelmente depois de muitos anos em contato com o artefato mágico.
O Senhor dos Anéis: Elenco fez pedidos inusitados para o diretor dos filmesPara gravar o trecho em questão, que correspondia a uma visão de Faramir (David Wenham), o intérprete de Frodo até se maquiou, conforme se observa nas poucas imagens acima.
Na sua opinião, tal sequência teria seu lugar em As Duas Torres?
Vale lembrar que o longa-metragem está disponível no catálogo da HBO Max, assim como A Sociedade do Anel (2001) e O Retorno do Rei (2003).