Sandman, adaptação da aclamada saga em quadrinhos escrita por Neil Gaiman, está fazendo sucesso no catálogo da Netflix. Um dos assuntos mais comentados da série é a ausência do personagem John Constantine, que foi substituído por Johanna Constantine, interpretada por Jenna Coleman. Por isso, Neil Gaiman resolveu explicar o que envolveu essa mudança na série, que é mais simples do que parece.
Sandman: Compare os personagens da série da Netflix com os do quadrinho da DC ComicsExistiram rumores de que Johanna de Jenna Coleman ficou no lugar de John na série da Netflix por causa de problemas de direitos do personagens – levando em conta que J.J. Abrams está desenvolvendo uma série de Constantine para a HBO Max – ou por uma escolha de troca de gênero na produção. Mas vale lembrar que realmente existe uma Johanna nos quadrinhos, que é justamente uma ancestral de John.
Neil Gaiman confessou que os direitos de Constantine são complicados, mas revelou que ter a mesma pessoa interpretando o atual Constantine e seu antepassado sempre fez parte do plano para a série. Inclusive, John Constantine não é criação de Gaiman, enquanto Johanna foi uma criação do autor nos quadrinhos de Sandman, o que lhe dá um pouco mais de controle criativo sobre a personagem.
"Quando olhamos para o que faríamos em toda a série, sabíamos que teríamos Lady Johanna Constantine conhecendo Sonho em um pub. E se vamos fazer isso e queremos uma atriz realmente elegante para retratá-la, então teremos que dar a essa atriz mais o que fazer do que apenas encontrá-lo uma vez em um pub. Como realmente não haviam muitas mulheres no começo, a ideia de que poderíamos encontrar uma pessoa e tê-la para fazer as duas coisas, parecia legal e direto", conta em entrevista à Slash Film.
Neil Gaiman não queria John Constantine na série de Sandman
Neil Gaiman ressalta que, embora existissem restrições sobre John Constantine que ele inicialmente desconhecia, a decisão de escalar Johanna Constantine foi tomada logo no começo da produção.
"Mais tarde, me disseram que havia todos os tipos de restrições sobre o uso de Constantine e que JJ Abrams havia trazido essas coisas, e as pessoas estavam dizendo: 'Ah! Você deve estar fazendo isso por causa disso', e eu gostaria de poder dizer, 'Bem, sim, nós queríamos John Constantine', mas não. Na verdade, conversamos sobre isso inicialmente – sentados e jantando antes de lançarmos para a Netflix e todo mundo, essa foi um dos coisas que meio que pareciam fazer sentido. Era grande e óbvio que iríamos [escalar uma mulher]", esclarece Gaiman de uma vez por todas sobre esse assunto.
Sobre o resultado final, Neil gaiman rasgou elogios para Jenna Coleman como Johanna Constantine, revelando que acha a melhor versão de Constantine em live-action superando até mesmo a de Keanu Reeves no filme de 2005 e de Matt Ryan na série da CW, que teve apenas uma temporada. "Eu acho que Jenna é a melhor Constantine em tela até agora, e estranhamente de alguma forma a mais verdadeira, porque ela tem o humor, a atratividade e aquela qualidade desprezível e condenada. Você sabe que se você se apaixonar por ela, você está morto... e também sabe que não pode deixar de se apaixonar por ela".
Sandman está disponível no catálogo da Netflix, com 10 episódios na 1ª temporada.