Qual é o filme considerado o melhor de todos os tempos? Enquanto promovia o seu mais novo podcast chamado ‘The Video Archives Podcast’ – que ele apresentará com o co-roteirista de Pulp Fiction, Roger Avary – Quentin Tarantino declarou o seu amor pelo cinema e compartilhou que, para ele, o melhor filme de todos os tempos é Tubarão, de Steven Spielberg.
“Eu acho Tubarão o melhor filme já feito. Talvez não seja o melhor filme, mas é o melhor já feito. Há outros filmes que podem entrar em seu ar rarefeito. Mas no que diz respeito a um longa, não há como torná-lo melhor que Tubarão. E mostra como a maioria dos filmes antes desse foram feitos no timing errado”. Tarantino acrescenta que tanto Spielberg quanto os demais colegas diretores cresceram vendo este tipo de filme no cinema.
Segundo o site ComicBook, para o diretor, filmes como Viagem ao Centro da Terra de Henry Levin, Viagem Fantástica de Richard Fleischer são bons, mas a maioria não foi tão bem dirigida. Eram tarefas dadas a diretores jornaleiros que faziam o melhor que podiam com eles.
“Era desta forma que estávamos acostumados a ter este tipo de experiência cinematográfica. Ao contrário de um Spielberg, que dizia: 'Não, este é exatamente o tipo de filme que ele gosta. Este é exatamente o tipo de filme que ele foi colocado na Terra para fazer. E ele vai fazer isso, tão eficaz quanto possível [...]”, disse Tarantino.
Em Tubarão, de 1975, um grupo de banhistas sofre um terrível ataque de um tubarão branco, revelando que a pequena cidade de Amity não está mais segura, tornando um refeitório ideal para ao animal. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local pede ajuda a um ictiologista e a um pescador veterano para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
O elenco é estrelado por Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Robert Shaw, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Carl Gottlieb, Jeffrey Kramer, Susan Backlinie, Jeffrey Voorhees e Lee Fierro. O longa ganhou vários prêmios, incluindo três Oscars e uma indicação na categoria de melhor filme. Ainda originou mais três sequências – Tubarão II (1978), Tubarão III (1983) e Tubarão IV – A Vingança (1987), mas sem a participação de Spielberg.