Mais recente longa-metragem da atriz, diretora e roteirista, Quinn Shephard, Influencer de Mentira chega hoje (29) ao catálogo do Star+, apresentando uma trama que dialoga com uma importante parcela da sociedade atual e também uma mistura de drama e comédia que promete conquistar o público teen.
No enredo, Danni Sanders (Zoey Deutch), uma aspirante a escritora sem rumo, sem amigos, sem perspectivas românticas e – o pior de tudo – sem seguidores, finge uma viagem amigável, no Instagram, para Paris, com a esperança de aumentar sua influência nas mídias sociais. Quando um ataque terrorista afeta a Cidade das Luzes, Danni involuntariamente se envolve em uma mentira maior do que ela jamais imaginou. Retornando ao seu país com o status de celebridade, a jovem faz uma amizade improvável com a famosa Rowan (Mia Isaac), uma verdadeira sobrevivente de um grande trauma; tornando-se uma pessoa com a vida e o público que sempre quis. O grande problema começa quando passa a ser uma questão de tempo até a fraude desmoronar, e ela aprender da maneira mais difícil que a internet adora uma queda.
Durante uma entrevista com a presença do AdoroCinema, Shephard procurou refletir sobre o que Influencer de Mentira representa em termos de atualidade, resumindo-o como uma espécie de espelho do que vivemos cotidianamente na internet. Se levarmos em consideração que sua protagonista passa pelo famigerado processo de “cancelamento” no filme, certamente, é possível dizer que a obra expõe algumas singularidades da sociedade atual, apresentando pontos a serem pensados pelo espectador.
“O filme é bastante inspirado pelo momento cultural em que estamos, funcionando como uma forma de fusão de toda a loucura que absorvemos cotidianamente quando estamos online”, afirmou a diretora.
Atualmente dirigindo a sua segunda trama cinematográfica, vale ressaltar que a a cineasta já havia exposto, no longa Blame, os dramas da adolescência em suas relações escolares e interpessoais. Continuando a conversar com uma geração mais nova em Influencer de Mentira, a artista de 27 anos mantém-se na proposta de caminhar por uma temática conhecida pelo público jovem, criando, aos poucos, uma espécie de identidade própria para o seu trabalho.
Star+: Conheça as animações mais ácidas existentes no catálogo do serviço de streaming adulto da DisneyINFLUÊNCIAS PARA INFLUENCER DE MENTIRA
Para dar à luz suas obras, todo diretor procura retornar aos clássicos, visando tentar entender quais pontos fizeram tais filmes serem o que são. Se nomes como Quentin Tarantino, Clint Eastwood e Martin Scorsese já revelaram buscar inspiração nas produções mais tradicionais, com Shephard não poderia ser diferente. De acordo com ela, a base para Not Okay (no original) surgiu de títulos como Beleza Americana, Ponto Cego, Faça a Coisa Certa e outros.
“Eu sempre fui muito atraída e amei a sátira porque é um meio no qual você pode rir incrivelmente das coisas sombrias e também da realidade. Eu acho que, de certa forma, a sátira me atingiu mais forte porque quando eu estou rindo com a minha guarda baixa, a tragédia me atinge mais. Então, eu sempre gostei de filmes que gostam de misturar tons como esse [de Influencer de Mentira]. Há tantos exemplos, eu acho, que eu sempre me baseei, como Beleza Americana, Rede de Intrigas, Sorry To Bother You, Faça a Coisa Certa, Ponto Cego e a lista poderia continuar. Isso [misturar comédia a assuntos mais sérios] é algo que eu sempre quis fazer e me senti confiante de que seria capaz de fazer. Acho que é parecido com a forma como vejo o mundo. Então, espero que tenha funcionado bem”, revelou Quinn.
Além dos citados, Influence de Mentira ainda conta com nomes como Dylan O'Brien, Embeth Davidtz, Nadia Alexander, Sarah Yarkin e Karan Soni.
Star+ no Brasil: 8 conteúdos originais para assistir no novo streaming da Disney