Qual é o maior fracasso do cinema que você se lembra? Seja qual for, nada se compara a um filme estrelado por rostos conhecidos, dirigido por alguém com experiência no roteiro e que resultou na menor bilheteria da história. Conheça o longa-metragem Estrada da Morte e todo o caminho que o levou a ser o maior fiasco cinematográfico já lembrado.
"Onde seu pior pesadelo não vai ficar enterrado” foi o slogan Estrada da Morte, um filme roteirizado, produzido e dirigido pela mesma pessoa: John Penney, cineasta também responsável por A Lenda da Múmia.
Penney preparou e produziu seu próprio roteiro, ambientado em Las Vegas, no qual um casal mata seu ex-namorado e decide enterrá-lo na estrada Zyzzyx. Mas, quando vão procurar o corpo, ele desapareceu.
O que diferenciava Estrada da Morte de outros filmes de baixíssimo orçamento era o elenco, para o qual ele havia convencido Katherine Heigl, atriz de Grey’s Anatomy, e Tom Sizemore a participar como protagonistas.
A princípio, Leo Grillo, outro ator principal do longa-metragem, não era exatamente uma estrela e era mais conhecido por sua faceta como ativista em favor dos animais. Mas, além de salvar mais de 1.500 animais por dia em seu santuário na Califórnia, o homem também era cinéfilo e tinha o sonho de fazer o próprio filme.
Mas, para isso, precisava fazer um filme que rendesse dinheiro no exterior: um thriller. Foi assim que Tom Sizemore conheceu John Penney, que lhe contou sobre sua ideia para Estrada da Morte. E essa ainda não foi nem a pontinha do iceberg!
Gravação de Estrada da Morte
Estrada da Morte foi filmado durante 20 dias no verão de 2005, com um orçamento de 1,2 milhão de dólares. O lugar não poderia ser mais inapropriado para o verão: o deserto de Mojave que, no verão, não costuma ficar com temperaturas abaixo de 40 graus.
Para acrescentar o infortúnio, Tom Sizemore, que acabara de ser liberado da prisão e teve que fazer exames periódicos de drogas, falhou em vários deles, o que levou à sua prisão durante as filmagens.
Em 25 de fevereiro de 2006, Grillo estreou o filme em Dallas, mais especificamente no Highland Park Village Theatre, que eles alugaram por mil dólares para exibi-lo por uma semana, pelo valor de cinco dólares por ingresso. Apenas seis pessoas foram assistir, resultando em uma bilheteria de 30 dólares no total.
Em 2 de março do mesmo ano, as exibições no cinema terminaram e os direitos de venda internacional do DVD foram fechados, fazendo com que Estrada da Morte acumulasse cerca de 368 mil dólares de 23 países.