O ator David Warner, conhecido por suas participações em A Profecia (1976) e Titanic (1997), faleceu aos 80 anos neste domingo (24), após uma luta contra o câncer. De acordo com a família do veterano ator inglês, ele estava lutando contra um tipo de câncer e morreu de uma condição relacionada à doença.
Em um comunicado para BBC, a família de Warner disse: “Nos últimos 18 meses, ele abordou seu diagnóstico com uma graça e dignidade características… e compassivo homem, parceiro e pai, cujo legado de trabalho extraordinário tocou a vida de tantos ao longo dos anos. Estamos de coração partido”.
Ao longo de sua carreira, David Warner trabalhou com diretores renomados como Sidney Lumet, John Frankenheimer, Joseph Losey, John Carpenter, Terry Gilliam, James Cameron, Tim Burton, Tony Richardson, Karel Reisz, Peter Hall, Volker Schlöndorff, Alain Resnais e Raoul Ruiz.
Relembre a carreira de David Warner
David Warner nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 1941 e sua carreira começou no teatro logo no início dos anos 1960, com pequenos papéis em obras de Shakespeare até que, aos 24 anos, ele finalmente conseguiu o papel de destaque como Hamlet. Seu primeiro papel importante no cinema aconteceu em As Aventuras de Tom Jones (1962), de Tony Richardson, que recebeu o Oscar de Melhor Filme.
Ele ficou marcado por interpretar o companheiro do antagonista de Caledon Hockley (Billy Zane), Spicer Lovejoy, no sucesso de bilheteria Titanic (1997), de James Cameron. Outra participação marcante de Warner no cinema foi no clássico do terror sobrenatural A Profecia (1976), onde ele interpretou o fotógrafo Keith Jennings, que teve um final trágico, com a cena marcante de sua cabeça decepada. Recentemente, o ator apareceu como o excêntrico Almirante Boom em O Retorno de Mary Poppins (2018), com Emily Blunt.
Ele também teve uma carreira de sucesso na televisão, com papéis em Wallander (interpretando o pai de Kenneth Branagh), Penny Dreadful, Ripper Street, Doctor Who e Twin Peaks original de David Lynch, entre outros. Ao longo de sua longa carreira, ele esteve em produções conhecidas como O Homem de Kiev (1968), Sob o Domínio do Medo (1971), A Casa das Bonecas (1973), Terrores da Noite (1979), Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982), Frankenstein (1984) no papel de A Criatura, Feitiço Mortal (1991), À Beira da Loucura (1994), Pânico 2 (1997), Planeta dos Macacos (2001) e Sweeney Todd (2006).