James Caan, um dos principais atores de O Poderoso Chefão, faleceu aos 82 anos nesta quarta-feira (6). A notícia veio a público hoje, em um comunicado feito pela família do astro por meio de sua conta oficial no Twitter. A causa da morte não foi divulgada.
"É com grande tristeza que informamos o falecimento de Jimmy na noite de 6 de julho. A família agradece a manifestação de amor e sinceras condolências e pede que continuem a respeitar a privacidade deles durante este período difícil", escreveram.
O ator alcançou o estrelato depois de interpretar Sonny Corleone na adaptação de O Poderoso Chefão (1972), do romance de Mario Puzo, dirigido por Francis Ford Coppola. O personagem era o mais velho dos filhos de Don Vito, que substituiria seu pai como cabeça da família Corleone. Caan esteve a frente de uma das cenas dramáticas mais sangrentas do longa-metragem.
Com mais de 60 anos de carreira e notáveis 137 créditos no currículo, James Caan começou com pequenas participações na televisão, nas séries Cidade Nua e Play of the Week, em 1961. Além de O Poderoso Chefão, também ficou conhecido por trabalhos nos filmes Louca Obsessão e Um Duende em Nova York.
Outros papéis notáveis ao longo de sua carreira incluem filmes como Glória e Derrota (1970), Licença Para Amar Até a Meia-Noite (1973), O Jogador (1974), Funny Lady (1975), Dick Tracy (1990) e Queima de Arquivo (1996).
James Caan colecionou quatro indicações ao Globo de Ouro, por O Jogador, Funny Lady, Assim Morrem os Bravos e, também, por O Poderoso Chefão. Vale mencionar que o ator recebeu também uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante, por seu papel como Sonny Corleone. Este ano, o filme completou 50 anos de lançamento e ganhou versão remasterizada para os cinemas.
De acordo com o IMDb, o último papel de James Caan no cinema será em Gun Monkeys, de 2023. O thriller de ação está na fase de pós-produção, e é co-estrelado por Morena Baccarin e Pierce Brosnan. O ator também estaria em dois projetos recentemente anunciados: Redemption e Acre Beyond the Rye.