Thor: Amor e Trovão é a quarta aventura solo do Deus do Trovão, interpretado por Chris Hemsworth, no Universo Cinematográfico Marvel, depois de Thor (2011), O Mundo Sombrio (2014) e Ragnarok (2017). O filme faz parte da Fase Quatro do MCU, sendo lançado após Viúva Negra, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Eternos, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Thor 4: O que eu preciso saber antes de ver o novo filme da Marvel?Em Amor e Trovão, Thor (Hemsworth) embarca em uma aventura de autodescoberta ao lado dos Guardiões da Galáxia, mas sua calmaria é interrompida por Gorr, o Carniceiro dos Deuses (Christian Bale) aparece, um assassino galáctico que busca a extinção dos deuses. Para combater a ameaça, o herói conta com a ajuda de Valquíria (Tessa Thompson), Korg (Taika Waititi) e sua ex-namorada Jane Foster, que retorna empunhando Mjölnir como a Poderosa Thor. Juntos, eles precisam deter a ameaça do vilão.
Onde Thor: Amor e Trovão se encaixa na linha do tempo do MCU?
Thor: Amor e Trovão se passa depois dos eventos de Vingadores: Ultimato (2019), onde Thor e o resto dos Vingadores finalmente derrotam Thanos (Josh Brolin). Com a missão cumprida, ele entrega para Valquíria o Reino de Asgard, agora localizada na Terra e se chamando Nova Asgard. Sem responsabilidade de governar, ele parte para uma aventura ao lado dos Guardiões da Galáxia.
O diretor Taika Waititi revelou em entrevista para a Total Film quanto tempo se passou entre os eventos de Ultimato e Amor e Trovão: "Acho que provavelmente o número de anos desde que vimos [Ultimato]. Provavelmente quatro anos. É isso mesmo?", disse Waititi, parecendo não muito certo sobre o tempo.
Relembrando, Ultimato foi lançado em 2019, mas a maior parte foi ambientada em 2023, o que significa que Amor e Trovão situa o MCU para 2027. Para se ter uma ideia, as recentes produções da Marvel no Disney+, como são os casos das séries Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel, estão definidos entre 2024 e 2025.
É possível que o diretor estivesse errado quanto ao tempo entre os dois filmes. No novo filme do Thor não é confirmado quando ele se passa, mas existem algumas pistas. Em uma cena, Jane e Thor se reencontram e fazem referência a quanto tempo se passou desde sua separação. Ela sugere que se passaram “três, quatro anos”, mas Thor diz precisamente que foram “oito anos, sete meses e seis dias”. Os dois ainda estavam juntos em Era de Ultron, em 2015, mas em Ragnarok, em 2017, descobrimos que eles se separaram. Levando isso em conta, Amor e Trovão deve ocorrer em algum momento entre 2023 e 2026.
Thor: Amor e Trovão estreia nos cinemas brasileiros em 7 de julho.