Thor: Amor e Trovão é a quarta aventura solo de Chris Hemsworth como Deus do Trovão no Universo Cinematográfico Marvel, com o retorno de Taika Waititi na direção depois de Ragnarok (2017). Se tratando da nona aparição do Thor na franquia, o personagem passou por diversos acontecimentos ao longo dos anos. Desta forma, o AdoroCinema separou tudo o que você precisa saber antes de Amor e Trovão.
Thor 4: O que assistir antes do próximo lançamento da Marvel? Veja as produções indispensáveis para os fãsThor (Chris Hemsworth) embarca em uma jornada pela busca da paz interior, porém sua calmaria é interrompida por Gorr, o Carniceiro dos Deuses (Christian Bale), um assassino galáctico que busca a extinção dos deuses. Para combater a ameaça, o herói conta com a ajuda de Valquíria (Tessa Thompson), Korg (Taika Waititi) e sua ex-namorada Jane Foster, que retorna empunhando Mjölnir como a Poderosa Thor. Juntos, eles partem em uma aventura cósmica para deter a ameaça imposta pelo vilão Gorr.
O que eu preciso saber antes de ver Thor: Amor e Trovão?
Thor: Amor e Trovão se passa depois dos eventos de Vingadores: Ultimato (2019), onde Thor e o resto dos Vingadores finalmente derrotam Thanos (Josh Brolin). Com sua missão cumprida, o Deus do Trovão entrega para Valquíria o Reino de Asgard, que agora está na Terra e se chama Nova Asgard depois que o planeta foi destruído por Hela (Cate Blanchett) no filme Ragnarok. Sem nenhuma responsabilidade de governar, ele parte para uma aventura de autodescoberta ao lado dos Guardiões da Galáxia.
Além de acabar com Asgard, Hela também foi responsável pela destruição do Mjölnir, o que fez com que Thor passasse a usar o machado Rompe-Tormentas em Vingadores: Guerra Infinita (2018). Porém, o Mjölnir retorna em Amor e Trovão, mas sendo empunhado por Jane Foster como a Poderosa Thor.
Jane Foster apareceu como interesse amoroso de Thor no começo do MCU, depois que ele conhece a astrofísica quando exilado na Terra em seu primeiro filme (2011). Na sequência O Mundo Sombrio (2013), Jane viaja para Asgard e conhece os pais de seu amado, além de Thor ficar na Terra com ela até os eventos de Vingadores: Era de Ultron (2015). Em Ragnarok é revelado que os dois terminaram, mas a personagem volta em Amor Trovão com a reviravolta de que ela se torna digna do Mjölnir e recebe poderes.
Entre os outros acontecimentos importantes para relembrar antes do novo filme do Thor, Heimdall (Idris Elba) controla o Bifrost, uma força poderosa que se manifesta como uma ponte de arco-íris e se conecta a qualquer lugar dentro dos nove reinos. Infelizmente, o personagem morre em Guerra Infinita pelo Thanos, mas o poder da Bifrost vai aparecer sendo usado em Amor e Trovão. Além disso, a versão original de Loki (Tom Hiddleston) também morreu nos eventos de Guerra Infinita, mas uma versão alternativa sua surgiu em Ultimato depois da volta no tempo dos Vingadores, e estrela sua própria série no catálogo do Disney+.
Thor: Amor e Trovão estreia nos cinemas brasileiros em 7 de julho.