Não é novidade que a Disney gosta de explorar diferentes países e culturas em suas animações. Ainda que a maior parte de suas princesas venha originalmente da Europa – Branca de Neve é alemã; Cinderela, Aurora e Bela são francesas; Ariel é dinamarquesa –, o estúdio já trouxe protagonistas femininas de outros continentes, como o asiático. Mulan é chinesa, enquanto Jasmine é árabe. E seus respectivos castelos refletem os variados estilos de arquitetura de cada lugar.
Ficou curioso? Então confira a seguir os pontos turísticos reais que inspiraram os palácios vistos nos filmes da Casa do Mickey:
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Primeiro longa-metragem de animação da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões (1937) é baseado em um conto dos Irmãos Grimm e originalmente se passa na Alemanha do século 16. Porém, para recriar o castelo da Rainha Má, os funcionários do estúdio se inspiraram na fortificação do Alcázar de Segóvia, na Espanha.
CINDERELA
Lançado em 1950 e inspirado em na obra do romancista francês Charles Perrault, Cinderela se tornou um dos desenhos mais populares da Disney – não à toa está na origem do icônico castelo que virou símbolo do Magic Kingdom e dos parques em geral do Walt Disney World, em Orlando. Para essa construção imponente, a equipe criativa buscou referências no Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha.
A BELA ADORMECIDA
A Bela Adormecida (1959) também é uma adaptação de uma história escrita por Charles Perrault. Para conceber a residência do rei Estevão, da rainha Leah e de sua filha Aurora, a Disney foi até o Château D'Ussé, localizado no Vale do Loire, na França. Aliás, o próprio Perrault teve a ideia original após se hospedar lá.
A PEQUENA SEREIA
Marcando uma virada na trajetória da Disney e o início do período conhecido como "renascença", A Pequena Sereia (1989) é baseada no conto homônimo do dinamarquês Hans Christian Andersen. Para o castelo do príncipe Eric, o estúdio reproduziu a arquitetura do Château de Chillon, na Suíça.
A BELA E A FERA
A Bela e a Fera estreou em 1991, e seu início é ambientado em um pequeno vilarejo francês que replica aqueles encontrados na região da Alsácia. Quanto ao castelo do príncipe Adam/Fera, é um "remake" do Château de Chambord, também no Vale do Loire, na França.
ALADDIN
No mesmo pacote de A Bela e a Fera veio Aladdin, que em 1992 trouxe para as telonas uma releitura de "As Mil e Uma Noites", a famosa coletânea de contos populares escritos em língua árabe. O herói vive na fictícia cidade de Agrabah, governada pelo sultão e sua filha, a princesa Jasmine. O palácio real foi inspirado em nada menos que o Taj Mahal, localizado na Índia e considerado a sexta das Sete Maravilhas do Mundo.
MULAN
Mesmo não tendo um castelo, vale a pena mencionar os cenários de Mulan! A protagonista vive na China, durante a dinastia Han, razão pela qual os ilustradores incluíram lugares espetaculares lá no filme de 1998, como a Cidade Proibida ou a Grande Muralha.
VALENTE
Valente (2012) se passa na Escócia, mais especificamente nas chamadas "Highlands" – sim, as mesmas da série Outlander. Logo, em vários trechos é possível ver paisagens inspiradas em grandes pontos turísticos do país, as Pedras de Callanish, a Ilha de Lewis ou o Castelo de Dunnottar.