Juntos, os filmes de O Senhor dos Anéis têm cerca de nove horas de duração (isso sem contar com as versões estendidas), mas o veterano de Hollywood Kevin Costner (Dança com Lobos) está planejando superar essa marca com um novo projeto gigantesco. Trata-se de uma série de filmes de faroeste que será dirigida e estrelada por Costner e o ator planeja uma história com nada menos do que 11 horas de duração e que será lançada em “partes” no cinema.
Em entrevista à Variety, Kevin Costner explicou que planeja filmar quatro filmes ao longo de 220 dias e que cada um deles terá cerca de 2 horas e 45 minutos. O plano é que os longas sejam lançados nas telas em intervalos de três meses e Costner já adiantou que, posteriormente, também é possível que os filmes sejam formatados como episódios de séries de TV.
Sobre o que é Horizon?
Voltado ao período de colonização e expansão do oeste norte-americano, Horizon acompanhará a história de diversos colonos da região ao longo de 15 anos, antes e depois da Guerra Civil dos Estados Unidos. Neste contexto, as personagens femininas terão um peso especial para a história, segundo Kevin Costner. “As mulheres em Horizon são realmente fortes e estão tentando lidar e viver todos os dias em um mundo que é inimaginavelmente difícil”, explicou o ator.
O primeiro dos quatro longas deve começar a ser filmado ainda no segundo semestre de 2022, os três restantes, a partir de abril de 2023. Se a produção bater o martelo sobre os intervalos de três meses entre os lançamentos, o primeiro filme deve estrear apenas em 2024. “São todos filmes diferentes, mas que se conectam. Então você estará vendo a saga acontecer nestas linhas do tempo”, disse o ator à Variety.
Ainda segundo Kevin Costner, as produtoras responsáveis por Horizon, Warner Bros.e New Line Cinema, ainda não definiram onde os filmes serão lançados, mas o mais provável é que venham diretamente para o streaming. Isso porque, segundo o ator, o projeto foi vendido, a princípio, como um “evento televisivo”. “O que o estúdio vai fazer ainda depende porque as coisas mudam muito rápido no que diz respeito a como o público quer assistir às coisas”, contou.
Horizon marca o retorno de Kevin Costner à direção exatamente duas décadas após Pacto de Justiça, último filme que comandou. Aos 67 anos, o ator é um dos mais conceituados do cinema hollywoodiano e vencedor de dois troféus do Oscar - Melhor Direção e Melhor Filme para Dança com Lobos. Além disso, tem também um Emmy de Melhor Ator pela série Hatfields & McCoys. Atualmente, o astro protagoniza a série Yellowstone, disponível no catálogo do Amazon Prime Video.