Um dos nomes mais importantes dos últimos tempos para os entusiastas do Terror — e para os entusiastas de cinema no geral — é Jordan Peele. O ator, diretor e roteirista norte-americano tem deixado sua marca dentro do gênero, e na história de Hollywood, por inclusive ter sido o primeiro negro vencedor de melhor roteiro original no Oscar. Uma marca significativa, mas que não deixa de ser um exemplo de como a Academia ainda é racista, visto que tal marco só foi alcançado em 2018 – e a premiação já acontece desde 1929.
Faltando pouco tempo para sua mais nova estreia, o longa Não! Não Olhe!, o AdoroCinema preparou uma lista com algumas produções do cineasta, que justificam o hype em torno de seu novo filme, e ilustram um pouco do trabalho de Peele, te dando uma ideia do que esperar encontrar nos cinemas em agosto.
CORRA! (2017)
Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador - e o jeito é tentar escapar.
Primeira parceria do diretor com o ator Daniel Kaluuya, que será retomada em Não! Não Olhe!, Corra! foi indicado a diversos prêmios, sendo o filme que consagrou Jordan Peele, lhe rendendo um Oscar.
NÓS (2019)
Adelaide (Lupita Nyong'o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.
O filme foi apontado, juntamente com Corra!, como uma grande inspiração para a série Them (Outros, em português) criada por Little Marvin. A semelhança é tanta, que alguns espectadores chegam a falar em plágio - mas Them, nem de longe, chegou a ser aclamado tanto quanto Nós, ou outros trabalhos de Peele.
A LENDA DE CANDYMAN (2021)
Em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman (Tony Todd) assolou a população anos atrás, aterrorizando os moradores do complexo habitacional de Cabini Green. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. O artista visual Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II) e sua namorada, diretora de galeria, Brianna Cartwright (Teyona Parris), se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.
Peele assina o roteiro de A Lenda de Candyman, e a direção do filme fica por conta de Nia DaCosta, também diretora da sequência de Capitã Marvel, estreia do MCU prevista para o próximo ano.
Jordan Peele também reúne outros créditos dentro do Terror, em séries aclamadas como Lovecraft Country (enquanto produtor executivo), e também tendo sido criador e narrador de The Twilight Zone, além de atuar na dublagem da animação Wendell & Wild.
Tendo grande importância na representatividade negra no cinema atual, inclusive trazendo protagonismo negro para as telas, além de discussões sobre o racismo estrutural presente na sociedade, o cineasta se tornou uma inspiração e uma referência para o Terror.