No final de Titanic (1997), a versão mais velha de Rose (vivida por Gloria Stuart) caminha para a beirada da embarcação, de onde conta toda a sua história e, com um suspiro, deixa cair o colar que seu ex-noivo lhe deu antes de conhecer Jack (Leonardo DiCaprio). A cena nunca foi bem compreendida pelo público e faz ainda menos sentido depois de saber que o acessório que ela vem guardando há décadas custa exatamente US$ 474.983.886. Quase US$ 500 milhões ficaram no fundo do mar para sempre.
É o resultado de um estudo realizado pela seguradora Confused, que analisou as joias mais valiosas do cinema e estimou o preço que teriam no mundo real. Como eles sabem que o chamado Coração do Oceano poderia valer tanto? Descubra a seguir!
O COLAR DE TITANIC FOI INSPIRADO EM UM DIAMANTE VERDADEIRO COM FAMA DE AMALDIÇOADO
A peça que Rose (Kate Winslet) usa no filme de James Cameron é inspirada no Hope Diamond, também conhecido como Blue Diamond, Cursed Stone ou Hope Diamond. Assim como o da trama, é um impressionante diamante azul de 45,52 quilates que foi criado no século 17. É considerada uma das joias mais valiosas do mundo – e diz-se que sobre ela pesa uma maldição.
Com base nas tragédias que se abateram sobre seus diferentes proprietários, conta-se que tudo começou quando o Hope Diamond foi roubado de um templo em homenagem à deusa hindu Sita. Sem entrar em superstições, a verdade é que quem usou o cordão passou por todo tipo de sofrimento. Aqui estão algumas pequenas histórias que ocorreram com os portadores do Coração do Oceano:
- O primeiro proprietário foi Jean-Baptiste Tavernier, um aventureiro francês que, depois de vendê-lo, faliu e fugiu para a Rússia, onde congelou até a morte e teve seu corpo comido por vermes;
- O rei Luís 14, novo dono do colar, morreu inesperadamente. Sua morte espalhou a ideia de que a joia causava infortúnios a quem a possuía. Em seguida, passou a pertencer a Luís 15, que decidiu guardá-la em um baú e não dar atenção a ela;
- Chegou às mãos de Maria Antonieta, que o emprestou à princesa de Lamballe. Todos sabemos que o destino da rainha da França, assim como o de seu marido, foi a guilhotina durante a Revolução Francesa;
- O colar esteve muito tempo nas mãos da família Hope (daí o nome), cujos membros também sofreram mortes inesperadas, dificuldades econômicas e até mesmo divórcio. Quando o diamante chegou a Francis Hope no final do século 19, ele tentou vendê-lo porque estava falido, mas não conseguiu porque precisava de permissão judicial. Francis finalmente se livrou dele em 1901. Um ano depois, separou-se de sua esposa.
Atualmente, o Coração do Oceano está em exibição no Museu Nacional de História Natural, da Smithsonian Institution, em Washington D.C. Apesar de ser uma das joias mais visitadas, a maldição não parece afetar quem se atreve a olhar para ela…
Cenas excluídas de Titanic fecham vários buracos do roteiro, e farão você entender o destino dos personagensPOR QUE ROSE JOGA O COLAR NO MAR EM TITANIC?
Se é uma joia tão valiosa, por que a protagonista se desfaz dela depois de tanto tempo? Não teria sido melhor passá-lo para sua neta para que ela pudesse viver confortavelmente pelo resto de seus dias?
Assistindo a Titanic, o significado do gesto de Rose tem muito a ver com o nome do colar, que não à toa termina em seu habitat natural. Naquela mesma noite, a personagem morre pacificamente, tendo dito adeus à antiga versão de si mesma.
No entanto, se levarmos em conta o histórico da maldição, é possível que ela também exista no universo do filme. Afinal, Rose vive uma trágica história de amor após receber o Coração do Oceano, enquanto Cal (Billy Zane), que o havia comprado, sobrevive ao naufrágio, mas acaba completamente falido e se suicida no desenrolar da crise de 29. Talvez Rose não quisesse que sua família sofresse nenhum mal por estar perto do artefato.
Para os saudosistas, fica a dica: Titanic está disponível no catálogo do Star+.