ATENÇÃO: A MATÉRIA A SEGUIR CONTÉM SPOILER!
Lightyear, a nova animação da Pixar sobre o patrulheiro espacial de Toy Story, já está nos cinemas. Dirigida por Angus MacLane e dublada por Chris Evans, conta a história do herói que inspirou o brinquedo dado ao menino Andy no primeiro dos quatro filmes originais. Buzz não é o único personagem conhecido que aparece: Zurg, seu arqui-inimigo, também dá as caras. No entanto, a nova trama envolvendo o vilão alienígena contradiz um dos momentos icônicos da franquia.
Lançado em 1995, Toy Story apresenta Buzz Lightyear como um astronauta encarregado de proteger a galáxia contra o maligno Imperador Zurg. Na sequência, Toy Story 2 (1999), um detalhe importante é introduzido: Zurg é, na verdade, pai de Buzz. Em uma clara referência a Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980), o desenho revela a informação da mesma maneira que Darth Vader fez com Luke Skywalker. Acontece que Lightyear mudou isso completamente.
Agora, Buzz e um grupo de recrutas inexperientes devem enfrentar Zurg e seu implacável exército de robôs. Quando o vilão enfim mostra seu rosto, trata-se de uma versão mais velha do protagonista, que vem diretamente do futuro para alterar a linha do tempo.
Lightyear: Novo filme da Pixar é vetado na Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio; entenda por quêPor que Lightyear optou pela mudança? O diretor do filme admitiu que tentou manter a relação pai-filho e que acabou decidindo inovar ao perceber que o público não iria se surpreender.
"Nós exploramos a coisa do pai. Mas então o tempo todo você fica tipo, 'Este é o pai. Este é o pai dele. Vamos lá. Este é o pai dele'. Você teria que estabelecer que o pai dele era alguém importante", explicou MacLane ao IGN.
"Mas o que realmente descobrimos, o que estávamos realmente procurando, era a ideia de que o maior inimigo de Buzz é ele mesmo, literal e figurativamente, e que sua paixão por voltar no tempo e corrigir erros é realmente mais autodestrutiva e globalmente destrutiva porque essa é a arrogância dele", completou MacLane.
Lightyear: Buzz terá melhor amiga lésbica e enfrentará vilão misterioso no novo filme; conheça os personagens (Exclusivo)Embora Buzz e sua equipe tenham aparentemente derrotado Zurg no final de Lightyear, a última das três cenas pós-créditos sugere o contrário. Nela, o vilão está flutuando no meio do espaço depois de ter sua nave destruída por Buzz. De repente, seu visor acende, e seus olhos vermelhos se abrem. Ele está vivo e, portanto, apto a se vingar do patrulheiro. Essa reviravolta deixa em aberto o futuro de Buzz, bem como a produção de uma sequência para as telonas.
Se depender da bilheteria, entretanto, a Disney pode se desanimar com a ideia. Lightyear arrecadou somente US$ 85,6 milhões em todo o mundo em seu fim de semana de estreia. Nos EUA, o faturamento foi de apenas US$ 51 milhões, fazendo deste o terceiro filme da Pixar a não garantir a liderança nos números – após O Bom Dinossauro (2015) e Divertida Mente (2015).
Além de Chris Evans, Lightyear traz em seu elenco de dubladores Uzo Aduba, Keke Palmer, Taika Waititi e James Brolin. No Brasil, é o apresentador Marcos Mion quem empresta sua voz para o herói do Comando Estelar.
Confira a crítica do AdoroCinema clicando aqui!