Após todos os surtos com as reviravoltas de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, os fãs da Marvel voltarão a encher as salas de cinema com o lançamento de Thor: Amor e Trovão em julho. Nessa nova aventura, veremos Thor (Chris Hemsworth) lidando com um grande vilão misterioso, enquanto a gente questiona se esse será o fim da jornada do Vingador nas telonas. Porém, se o último filme dele que você viu foi Ragnarok, é necessário saber algumas coisas...
Thor: Amor e Trovão é continuação de Thor: Ragnarok?
Sim e não. Por questões numéricas, Thor: Amor e Trovão pode ser considerado como a continuação de Thor: Ragnarok, afinal Thor 4 vem depois de Thor 3. Porém, estamos falando do mundo Marvel, onde a situação é um pouco mais complexa, já que suas histórias interagem entre si. Quem acompanha a ordem dos longas (e séries de TV) de tal universo cinematográfico, sabe que existem vários projetos entre os dois longas dirigidos por Taika Waititi para o estúdio de Kevin Feige.
Então, se você quer entender perfeitamente a jornada de Thor nos últimos anos, é preciso conferir outros filmes. Afinal, a sequência direta de Thor: Ragnarok é Vingadores: Guerra Infinita — que já começa com o ataque de Thanos (Josh Brolin) aos moradores de Asgard, assim como deixaram no ar em cena pós-créditos do antecessor. E, obviamente, Infinity War (no original) é apenas metade dessa história ao redor do vilão, já que tem uma continuação em Vingadores: Ultimato.
Se Guerra Infinita encerra, teoricamente, a jornada de alguns personagens, como Loki (Tom Hiddleston, que ganhou sua própria série com um variante) e Heimdall (Idris Elba); Ultimato mostra como Valquíria (Tessa Thompson) se torna rei de Asgard e dá gancho para o início da nova aventura do personagem de Chris Hemsworth, mostrando a união de Thor com os Guardiões da Galáxia — que terão papel importante em Thor: Amor e Trovão.
Qual é a história de Thor: Amor e Trovão?
Love and Thunder (no original) encontra Thor em uma jornada diferente de tudo que ele já enfrentou – uma busca pela paz interior, numa espécie de "crise da meia idade". Mas sua aposentadoria é interrompida por um assassino galáctico conhecido como Gorr (Christian Bale), que busca a extinção dos deuses. Para combater essa ameaça, Thor pede a ajuda do Rei Valquíria, Korg (Taika Waititi) e da ex-namorada Jane Foster (Natalie Portman). Só que, para a surpresa do herói, Jane Foster inexplicavelmente empunha seu martelo mágico, Mjolnir, revelando-se a Poderosa Thor.
Juntos, eles embarcam em uma angustiante aventura cósmica para descobrir o mistério da vingança do Carniceiro dos Deuses e detê-lo antes que seja tarde demais. O filme ainda conta com participações de Russell Crowe (como Zeus) e Jaimie Alexander (reprisando o papel de Sif). Se Loki vai aparecer, já é outra história... O filme também terá cameos de Matt Damon, Luke Hemsworth, Melissa McCarthy e Sam Neil, que vão interpretar atores asgardianos em uma peça teatral que deve representar os acontecimentos de Thor: Ragnarok.
Thor: Amor e Trovão chega aos cinemas em 7 de julho. Paralelamente, a Marvel Studios ainda traz episódios semanais de Ms. Marvel, com Iman Vellani interpretando a heroína Kamala Khan. 2022 ainda vai promover as estreias da série Mulher-Hulk, um especial misterioso de Halloween no Disney+, Pantera Negra 2: Wakanda Forever nas telonas e um especial de natal dos Guardiões da Galáxia — cujo terceiro filme só chega em maio de 2023.