Depois do estrondoso sucesso de Encanto – que ganhou o Oscar 2022 de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora –, a Disney soltou nesta segunda-feira (6) o primeiro trailer de seu próximo filme, Strange World, que chega aos cinemas americanos em 23 de novembro. Totalmente diferente da história dos Madrigal e da natureza exuberante da Colômbia, o novo projeto traz uma pegada intergaláctica, com direito a nave espacial, planetas desconhecidos e formas de vida bastante peculiares.
Dirigido por Don Hall e Qui Nguyen, Strange World acompanha os Clade, uma notória família de exploradores que, acidentalmente, vai parar em um mundo misterioso onde nada é o que parece. Entre os integrantes do grupo está Searcher Clade (dublado por Jake Gyllenhaal), um jovem que definitivamente prefere a rotina de fazendeiro às aventuras vividas por seus parentes. Mas, para sair desta que se tornou a maior missão de suas vidas, os Clade vão ter que deixar suas desavenças de lado e se unir.
Logo no início do vídeo, pode-se notar a homenagem que Strange World faz a grandes filmes de ficção científica: a narração empostada de Alan Tudyk, a clássica tela 4:3 (que depois se abre em 16:9), a imagem em preto e branco e com interferência (que em seguida ganha cor e definição), além da própria fonte usada nos créditos.
Nova animação da Pixar marca retorno do estúdio aos universos abstratos; conheça a história de ElementalO próprio Hall já afirmou em entrevista que Strange World tem como referência capas de revistas de ficção científica que marcaram as décadas de 30, 40 e 50. Não à toa, são as mesmas publicações que serviram de inspiração para George Lucas na franquia Star Wars.
Embora a Disney não tenha revelado muito mais sobre a trama, a prévia mostra alguns detalhes do lugar estranho em que o longa-metragem se passa: montanhas que andam, seres azuis que parecem chiclete, peixes que nadam pelo ar... Não há dúvidas de quem vem por aí mais um universo fantástico, cheio de criaturas coloridas que podem ser tanto fofas quanto perigosas.
E se as heroínas da Disney fossem pessoas reais? Versões "live-action" de Mirabel, Moana e Jasmine impressionamVale lembrar que Hall levou o Oscar 2015 de Melhor Animação por Operação Big Hero e recebeu outra indicação este ano por Raya e o Último Dragão – cujo roteiro foi coescrito por Nguyen. Hall ainda repete parceria com o produtor Roy Conli, que trabalhou em Operação Big Hero e em outros desenhos do estúdio como Planeta do Tesouro e Enrolados.
Até o momento, não foram divulgadas mais informações sobre o elenco de Strange World.