Minha conta
    Crimes of the Future: Atrizes principais não entenderam a proposta do filme e diretor não fez questão de explicar
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Estrelado por Léa Seydoux, Kristen Stewart e Viggo Mortensen, filme chocou o público no Festival de Cannes.

    Crimes of the Future é o próximo trabalho de David Cronenberg e já tem sido considerado um projeto chocante e polêmico, fazendo com que muitos espectadores abandonassem a sala de cinema durante exibição no Festival de Cannes. Com Kristen StewartLéa SeydouxViggo Mortensen no elenco, o filme é um body horror sobre evolução humana.

    Seguindo a premissa do longa-metragem, uma doença chamada “Síndrome da Evolução Acelerada” faz com que órgãos incomuns cresçam dentro do corpo do protagonista Saul Tenser e sua parceira, interpretada por Léa Seydoux, os remove cirurgicamente na frente de uma plateia ao vivo.

    Assim como para o público, a representação de autonomia corporal de David Cronenberg nem sempre foi clara para os atores principais. Além de Kristen Stewart comentar que não sabia o que estava fazendo no longa-metragem, Léa Seydoux também disse que não entendeu muito bem a proposta quando fez sua primeira leitura no roteiro.

    “Acho que é isso que David quer. Ele é um observador do próprio trabalho. Tenho que admitir que não entendi bem quando li o roteiro no começo. Para mim, também foi uma metáfora sobre o que é ser um artista, e foi assim que me relacionei com o filme. Como artistas, nós apenas damos tudo — nosso corpo e nossa alma.”

    Crimes of the Future: Novo filme de Kristen Stewart promete ser o mais perturbador de todos; conheça

    David Cronenberg, por sua vez, disse que "realmente não se importava" se Léa Seydoux ou qualquer um de seus atores não entendesse o significado por trás de sua história, pois queria provocar uma performance crua.

    “Você escala atores brilhantes que são perfeitos para o papel, e não importa se eles acham que não sabem o que estão fazendo”, afirmou o cineasta. “Eu tive muitos atores dizendo: 'Eu não sei o que diabos estou fazendo', e eu digo, 'sim, mas você continua fazendo isso'. É o que o ator traz.”

    Ele continuou: “Não temos discussões, não ensaiamos, não intelectualizamos. Quando vejo o que acontece no set, a menos que haja algo que todo mundo acha que saiu dos trilhos, não digo nada.”

    Já para o público, o cineasta explicou a intenção do filme

    Embora os atores principais não tivessem noção do que estavam fazendo, o público não ficará na mesma situação. David Cronenberg explicou alguns pontos principais sobre o longa-metragem e disse que o protagonista é um verdadeiro artista apaixonado

    “[Saul] Tenser é realmente um avatar, um modelo do artista que está realmente dando tudo o que poderia dar, abrindo-se e dando o que é a parte mais profunda e íntima de si mesmo escondida dentro”, disse Cronenberg. “Ele está oferecendo isso ao seu público e, portanto, sendo incrivelmente vulnerável ao ridículo, à rejeição, ao mal-entendido, à raiva. E para mim, esse é o modelo de um verdadeiro artista apaixonado.”

    O diretor acredita que evolução é mais do que a palavra pode explicar. É uma interpretação mais ampla de como pode ser o próximo passo da existência humana e isso nem sempre significa que é uma mudança positiva e eficaz. “Acho que estamos evoluindo, não involuindo. Nossos sistemas nervosos são completamente diferentes dos seres humanos de 100 anos atrás. Acho que o uso de telas, o uso de tecnologia digital realmente alterou nosso sistema nervoso.”

    Quando Darwin falou sobre evolução, ele não estava falando sobre isso levando gradualmente a algo superior. Evolução não significa ir para algo melhor, significa algo diferente.

    Viggo Mortensen, que já trabalhou com Cronenberg em quatro filmes diferentes e firmou uma parceria de anos, elogiou o diretor por sua capacidade de inspirar confiança em seus atores. “Você percebe que ele tem seus melhores interesses, o personagem que você está interpretando, no coração tanto quanto qualquer outra coisa. Essa confiança permite que você experimente coisas sem questionar muito que, de outra forma.”

    Crimes do Futuro
    Crimes do Futuro
    Criador(es): David Cronenberg
    Com Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Kristen Stewart
    Data de lançamento 14 de julho de 2022
    Assista agora em MUBI
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top