Top Gun: Maverick está em exibição nos cinemas brasileiros e conta com Tom Cruise retornando ao papel que ele interpretou anteriormente no clássico Top Gun - Ases Indomáveis (1986). O filme impressiona por causa do realismo nas cenas de ação, que fizeram o elenco passar mal de verdade – inclusive, vomitando.
Tom Cruise quebra seu próprio recorde com o lançamento de Top Gun: MaverickTodas as cenas e acrobacias foram gravadas de verdade, com os atores passando por um intenso treinamento planejado por Tom Cruise para aprender a pilotar suas aeronaves. "Quando você vê as expressões em seus rostos – eles não estão atuando. Quando você vê o avião subindo, eles estão subindo. Quando você vê o avião de cabeça para baixo, eles estão de cabeça para baixo. Você pode imaginar o esforço físico que todo ator passou", disse o produtor Jerry Bruckheimer em entrevista para a Total Film.
Por causa disso, o Bruckheimer acrescentou que o elenco de Top Gun: Maverick passou mal por causa da dificuldade de realizar as cenas, inclusive vomitando, com exceção de Tom Cruise e uma outra estrela. "Muitos deles ainda vomitaram nos aviões, com exceção de Monica [Barbaro] – ela é a única que poderia lidar com as forças G melhor do que os outros atores. Claro, Tom [Cruise] também", conta.
Em Top Gun: Maverick, acompanhamos Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona condecorações, mas sua carreira não decolou nas últimas décadas desde o primeiro filme. Ele se torna um instrutor, que continua o mesmo piloto rebelde de sempre, rompendo os limites e desafiando a morte. Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.
Preparação intensa para as cenas de Top Gun: Maverick
O diretor Joseph Kosinski ao lado de Jerry Bruckheimer e Tom Cruise fizeram uma processo para escolher o elendo de pilotos de Top Gun: Maverick, com a condição de que os atores deveriam aceitar a preparação para voar de verdade – inclusive, muitos atores foram descartados por recusarem essa preparação. Com os nomes escolhidos, Cruise então preparou um processo de meses para preparar corretamente os atores.
"É tudo real. Foram cerca de três meses e meio de treinamento de voo para mim antes de começarmos a filmar e então gravamos por oito meses. Foi praticamente um ano em que estávamos voando o tempo todo, porque com o voo, basicamente para não desmaiar, e para se sentir confortável no jato, você precisa estar constantemente voando. Eles chamam isso de tolerância G, ou voos de manutenção, então continuaríamos voando para garantir que pudéssemos fazer", contou Miles Teller em estrevista exclusiva ao AdoroCinema.
Tom Cruise revela por que se arrisca fazendo cenas de ação aos 59 anos: "Criar uma experiência única e imersiva""Não conseguiríamos ter gravado o filme sem Tom [Cruise] desenvolver este programa de voo através de todos esses diferentes tipos de aeronaves [...] Então, nós realmente temos uma escola de voo de um dos maiores pilotos da história, Tom Cruise, que é simplesmente excepcional", disse Glen Powell.
Top Gun: Maverick está em exibição nos cinemas brasileiros.