A edição de 2022 do Festival de Cannes se aproxima dos momentos finais e da decisão do júri sobre o filme que mais se destacou na temporada - e tudo indica que uma disputa acirrada acontecerá entre as diversas produções indicadas. Na tarde desta terça-feira (25), público e críticos se comoveram com Tori et Lokita, novo drama assinado pelos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. Veja quais foram os principais destaques do dia.
Tori et Lokita: Irmãos Dardenne voltam a Cannes com história emocionante
Duas vezes vencedores da Palma de Ouro pelos filmes Rosetta e A Criança, os irmãos Dardenne retornam a Cannes com Tori et Lokita, drama que acompanha dois jovens imigrantes africanos na Bélgica.
Brilhantemente interpretados pelos iniciantes Joely Mbdundu e Pablo Schils, os protagonistas se passam por irmãos para tentar ficar no país, mas acabam sendo envolvidos em uma rede de violência - que é tão dilacerante, quanto realista.
A dupla de diretores e o elenco esteve em uma das exibições do filme no Festival e, ao final da sessão, foram ovacionados com aplausos do público, que se tornaram ainda mais intensos com a emoção dos atores. Não seria surpresa ver Tori et Lokita entre os vencedores do Festival, especialmente na categoria de atuação para seus personagens principais.
The Silent Twins, com Letitia Wright, se baseia em história real
Além do elenco de Tori et Lokita, Cannes também recebeu a equipe de The Silent Twins na noite de ontem. Em meio às polêmicas e o aguardo por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Letitia Wright produz e estrela o novo filme, um suspense dramático e peculiar, baseado em acontecimentos reais.
The Silent Twins conta a história das irmãs June e Jennifer Gibbons que, desde a infância, decidiram não se comunicar com mais ninguém além delas mesmas - com o passar do tempo, a linguagem que as gêmeas usavam para conversar entre elas foi ficando cada vez mais indecifrável para todos. Na juventude, June e Jennifer se envolveram em problemas com a polícia, mas todas as tentativas externas de separá-las só agravavam a situação, que termina de forma surpreendente.
Letitia Wright estrela o longa ao lado de Tamara Lawrence, que interpreta sua irmã gêmea. O filme faz parte da lista de selecionados para a categoria Un Certain Regard, competição paralela de Cannes que premia produções e diretores menos conhecidos.
Em 2019, o Brasil levou o troféu com A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, dirigido pelo cineasta Karim Aïnouz.
Não perca a cobertura completa do Festival de Cannes 2022 no Instagram do AdoroCinema.