O ano era 1993, e Jurassic Park fazia sua estreia nas telonas do mundo todo. Certamente ninguém imaginava que o filme estrelado por Jeff Goldblum, Sam Neill e Laura Dern se tornaria uma referência no gênero ficção científica – nem mesmo seu diretor, Steven Spielberg, que já havia comandado sucessos como Tubarão (1975), E.T. - O Extraterrestre (1982) e três filmes da franquia Indiana Jones. Fato é que a obra alcançou um sucesso estrondoso, ganhou uma sequência em 1997 e mais um terceiro longa em 2001.
Quase 30 anos se passaram desde o primeiro Jurassic Park, e algumas das situações apresentadas por Spielberg seriam um pouco problemáticas atualmente. É o caso do romance entre o Dr. Alan Grant e a Dra. Ellie Sattler, interpretados por Neill e Dern. Acontece que esta última tinha 23 anos na ocasião, enquanto seu colega de cena tinha 44 – uma diferença de quase duas décadas.
Em entrevista ao jornal britânico The Sunday Times, a atriz lembrou que, nos anos 90, esse relacionamento passou batido, mas que seria bastante criticado em 2022. "Parecia completamente apropriado me apaixonar por Sam Neill. E foi só agora, quando chegamos em um momento de conscientização cultural sobre o patriarcado, que eu percebi: 'Uau! Não temos a mesma idade?'", disse Dern, hoje com 55 anos.
Jurassic Park: Todo mundo acreditava que este personagem estava morto, mas seu intérprete diz que nãoNeill, com 74 anos, também comentou a lacuna de idade entre os atores: "Sou 20 anos mais velho que Laura, o que na época parecia uma diferença completamente apropriada entre um protagonista e sua amada." Ele só se deu conta que não funciona bem assim quando leu, em uma revista, um artigo intitulado "Old Geezers and Gals" (algo como "Velhotes e Mocinhas").
"[Falava sobre] pessoas como Harrison Ford e Sean Connery contracenando com meninas bem mais novas. E lá estava eu, na lista. Pensei 'fala sério, não pode ser verdade'", contou Neill.
Vale notar que ambos os atores vão reprisar seus icônicos papéis em Jurassic World Domínio, terceira e última parte da franquia derivada de Jurassic Park, com estreia marcada para o dia 2 de junho. Após a destruição da Ilha Nublar em Reino Ameaçado (2018), os dinossauros circulam livres pelo mundo humano – alguns coexistindo de forma pacífica, outros trazendo problemas.
Em busca de uma solução, os ex-funcionários do Parque dos Dinossauros Claire (Bryce Dallas Howard) e Owen (Chris Pratt) vão receber uma ajudinha especial do Dr. Grant, da Dra. Sattler e Dr. Ian Malcolm (personagem de Goldblum).
Jurassic World: Atores confessam ter se beijado mais vezes do que o roteiro pediaAlém de Pratt e Howard, retornam nomes como Justice Smith, Omar Sy, BD Wong e Daniella Pineda. Entre os recém-chegados ao elenco estão DeWanda Wise, Mamoudou Athie, Dichen Lachman, Scott Haze e Campbell Scott. A direção é de Colin Trevorrow, o mesmo do primeiro longa-metragem.
Para os saudosistas, fica a dica: os dois primeiros filmes da trilogia Jurassic Park estão disponíveis no catálogo do Telecine/Globoplay, assim como Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.